segunda-feira, 9 de março de 2009

Sistema de biometria analisa padrões cerebrais e batimentos cardíacos

Pesquisadores europeus desenvolveram um sistema de biometria que utiliza sensores para analisar padrões cerebrais e o ritmo de batimento do coração com objetivo de identificar uma pessoa.

Segundo eles, este modelo de identificação biométrica estará no centro de sistemas de segurança no futuro, garantindo uma ferramenta capaz de identificar as pessoas ao mesmo tempo em que diminui as possibilidades de ser enganada.

Chamado Humabio (Autenticação e monitoramento humano usando indicadores biodinâmicos e analises de comportamento), grupo de estudos financiado pela União Européia existe há três anos e é formado por universidades e empresas privadas.

A tendência da biometria, ressalta o grupo, é aumentar a eficiência dos sistemas com aumento da intrusividade. O desafio da Humabio é criar tecnologias (ou melhorar as existentes) que reduzam a intrusão destes sistemas. Pesquisa aponta que brasileiros confiam em biometria.

Agora, o grupo conseguiu desenvolver protótipo que utiliza uma espécie de boné com dois eletrodos para fazer as leituras equivalentes a um eletrocardiograma (ECG) e eletroencefalograma (EEG) para identificar as pessoas.

Ainda em estágio de prova de conceito, a expectativa do grupo é que a tecnologia chegue comercialmente ao mercado em longo prazo.

Em comunicado para o ICT Results, o coordenador do projeto Dimitrios Tzovaras destacou que reduzir o nível de intrusão é o maior desafio do grupo, mas que isso não foi completamente resolvido no protótipo. Ele acrescentou: “ainda precisamos trabalhar muito para garantir que os sensores EEG e ECG sejam menos intrusivos”.

Tzovaras se disse excitado com os resultados do projeto e garantiu: “É a primeira vez que este tipo de análise biométrica foi usado para identificação e resolve a maioria dos problemas que os outros sistemas passam”.

Fonte: IDG Now!

Um comentário:

Raphael de Souza Braga disse...

Uma coisa importante quando se fala neste sistema que contem Biometria, é que se pode avaliar até a saúde dos usuários, por exemplo, pressão sanguinea, alguma anomalia, detectar qualquer mudança no corpo, isso não é tão evasivo assim.