Conflitos de hardware
Muitas telas azuis são o resultado de conflitos de hardware, como por exemplo quando dois periféricos tentam usar a mesma IRQ (Interrupt Request) para se comunicar com o processador. Felizmente, em boa parte dos casos é possível detectar e resolver estes conflitos facilmente.
Abra o Gerenciador de Dispositivos (clique com o botão direito em Computador numa janela do Windows Explorer, escolha Gerenciar e, na janela que surge, clique em Gerenciador de Dispositivos) e você verá uma lista com todos os componentes de seu PC, de placas de vídeo a subcomponentes da placa-mãe que você nem sabia que existiam. Vê algum deles marcado com um triângulo amarelo? Isto é um sinal de que este componente em particular tem um problema (e pode estar causando mal-funcionamento de outros componentes que dependam dele).
Os dispositivos marcados com o triângulo amarelo tem algum tipo de problema
Nesse caso clique com o botão direito do mouse sobre o item marcado e escolha “Atualizar Driver”. O Windows irá procurar automaticamente um driver mais recente para este dispositivo e, se encontrar, irá- instalá-lo. Se o Windows não encontrar nada, anote o nome do componente com problemas e consulte o site do fabricante.
Na maioria dos casos a atualização/reinstalação do Driver, e um reboot do PC, é suficiente para resolver o problema. Se ele persistir e o componente for removível, como uma GPU, HD ou drive ótico, tente desinstalar e reinstalar o componente em si. Se for um acessório USB (teclado, mouse, HD, HUB, webcam...) tente também plugá-lo a uma outra porta, na frente ou na traseira do computador.
RAM com defeito
Memória RAM com defeito é uma das principais causas de telas azuais e problemas no boot. Felizmente, os pentes de RAM são alguns dos componentes mais fáceis de testar e substituir.
O Memtest86+ encontrou problemas em um dos pentes de RAM deste PC
O primeiro passo é usar um utilitário como o Memtest86+ para se certificar de que a RAM é o problema. Se ele mostrar erros, é necessário determinar exatamente qual pente é a causa. Para fazer isso remova todos os pentes de memória do PC, e instale apenas um no slot primário (Slot 1) na placa-mãe. Se o sistema “der boot” sem problemas e o Memtest86+ não indicar erro, significa que este pente está bom. Desligue o PC, remova-o e repita o processo com os outros pentes até achar o culpado. Aí é só substituí-lo.
O calor é seu inimigo
Computadores ficam quentes. Sabemos disso por causa dos ventiladores barulhentos dentro de nossos desktops, ou do calor em nossas pernas após usar um notebook por muito tempo. Todos os componentes dentro de um PC geram calor, e esse calor pode tornar o sistema instável e levar a um crash. Na verdade, muitos computadores tem sensores que desligam automaticamente a máquina caso a temperatura do gabinete ou de certos componentes ultrapasse um limite, numa tentativa de protegê-los de danos permanentes causados pelo calor.
Se você suspeita que seu PC não está dispersando calor de forma eficiente, o primeiro passo é se certificar de que todos os ventiladores estão funcionando corretamente. Se um deles não está funcionando, ou gira lento demais, verifique se ele está corretamente conectado à placa-mãe. Se tudo parece OK mas ele ainda não funciona direito, o melhor é trocá-lo.
Depois, certifique-se de que todas as aberturas e filtros não estejam obstruídas por poeira, pelos de animais ou outro tipo de material que possa impedir um fluxo adequado de ar. Se encontrar problemas, use uma lata de ar comprimido e estas nossas dicas para livrar-se do problema.
Com tanta poeira assim, esses ventiladores não adiantam em nada
Se você tem um notebook, coloque-o sempre sobre uma superfície rígida e plana. Usá-lo sobre um travesseiro ou edredon, na cama, é uma receita para superaquecimento, já que o tecido sobre as saídas de ar e impede a refrigeração.
É possivel monitorar a temperatura do processador e de outros componentes da máquina com uma ferramenta como o PC Wizard, que é gratuito. E além da temperatura, ele pode lhe mostrar muitas outras informações sobre sua máquina.
Se você instalou recentemente um novo processador, os problemas podem ser o resultado de uma aplicação ruim de pasta térmica. Remova o dissipador que está sobre o processador, limpe ambas as superfícies (dissipador e processador) com uma bolinha de algodão umedecida com um pouco de álcool e tente novamente.
Só "uma gotinha" de pasta térmica é o suficiente, acredite
Há várias teorias sobre a aplicação da pasta térmica, mas o objetivo é sempre o mesmo: a pasta preenche o espaço microscópico entre o processador e o dissipador, auxiliando na transferência de calor entre os componentes. Mas ela é ineficaz se aplicada em quantidade insuficiente, ou excessiva. Eu uso o “método da ervilha”: coloco uma gotinha de pasta, do tamanho de uma ervilha, bem no meio do processador e o dissipador sobre ela, deixando seu peso fazer o trabalho de espalhar a pasta.
Energia insuficiente
É divertido encher seu PC de componentes poderosos, e um overclock no processador pode trazer resultados interessantes. Mas há um limite antes que comece a faltar energia para tudo isso. E nesse caso seu PC pode ficar instável e reiniciar sem aviso.
Não há uma forma “fácil” de determinar quais componentes estão consumindo mais energia, mas os sites dos fabricantes podem ter uma ficha técnica com esta informação. A partir daí você pode calcular aproximadamente o consumo total da placa, e compará-lo à potência da fonte.
Se você determinar que a fonte não consegue sustentar a carga de todos os componentes, terá de instalar uma fonte de alimentação nova: uma fonte de 500 a 600 Watts reais deve ser o suficiente para as necessidades de um PC comum com bom desempenho. Se não puder fazer isso imediatamente, uma solução é desconectar os periféricos mais fominhas, como GPUs e unidades de disco.
O temido “vírus”
Sim, malware pode ser uma causa de telas azuis. Felizmente a solução geralmente é simples: abra um ant-vírus de confiança, certifique-se de que ele está atualizado e faça a varredura mais completa disponível em seu PC. Não use a máquina enquanto isso, faça um café e espere o processo terminar.
Reinicie o PC em "Modo de Segurança" (Safe Mode) para auxiliar na remoção de vírus
Se o malware tiver desabilitado seu antivírus (é possível) reinicie o PC em modo de segurança segurando a tecla F8 antes do logo do Windows aparecer. Nesse modo o sistema tentará impedir a carga de programas e drivers que não sejam essenciais, possivelmente impedindo também a inicialização do malware. Rode uma varredura completa com seu antivírus nesse modo.
Junte as pistas para encontrar a solução
Quaisquer informações que você conseguir extrair de uma tela azul podem ser uma pista para a solução do problema. Se ela incluir uma mensagem de erro tire uma foto da tela, ou anote o máximo que puder, e faça uma busca online por mais informações. Você também pode usar um utilitário como o BlueScreenView para auxiliar no diagnóstico.
O importante é não ignorar o problema: a cada vez que você faz isso, pode torná-lo pior a longo prazo.
Fonte: PC World
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