Clientes pré-selecionados dos bairros paulistanos de Pinheiros e Jardins terão acesso, a partir desta sexta-feira (24), à tecnologia de banda larga sem fio chamada WiMax.
Os testes dessa novidade visam analisar a viabilidade técnica, a         receptividade no mercado e avaliação dos usuários. Esse tipo de         transmissão de dados em alta velocidade é mais rápido que o         Wi-Fi e também tem maior alcance do que a outra alternativa,         usada somente em curtas distâncias.
     
       Os testes feitos pela Telefônica, Motorola e Intel         terão duração de três meses -- esse período pode ser prorrogado,         dependendo dos resultados. Os 150 clientes pré-selecionados que         terão acesso à tecnologia de internet rápida não pagarão pelo         serviço durante o período de testes. Ainda não foi divulgado o         preço do acesso a esse tipo de conexão.
“Utilizando a freqüência de 2,5 gigahertz, o serviço testado disponibilizará acesso à internet via banda larga, com velocidade de 2 Mbps para download e 600 Kbps para upload, a partir do sinal enviado por três estações rádio base montadas na região”, diz um comunicado das empresas, que divulgaram a iniciativa nesta quinta-feira (23). As estações ficam nas ruas Butantã, dos Pinheiros e Bela Cintra.
Ainda de acordo com as empresas, os voluntários terão de conectar um modem WiMax à tomada para receber o sinal, que será enviado ao computador do usuário. A principal vantagem dessa tecnologia, dizem as companhias envolvidas no projeto, é a oferta de banda larga em lugares de difícil acesso ou que não tenham cabos e fibras óticas. A Telefônica afirma ainda que pretende oferecer o serviço como complemento à rede de banda larga.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário