A IPTV (sigla de Internet Protocol Television) da USP funcionava em caráter experimental desde 2007 com a transmissão de eventos como palestras, conferências e encontros, além de disponibilizar um acervo de vídeos feitos sob demanda.
Essas modalidades permanecem e acrescentam-se os novos canais, que serão Arte e Cultura, Saúde, Ciência, Tecnologia e TV USP.
Todo o conteúdo será aberto, gratuito e irrestrito, exceto alguns vídeos voltados a disciplinas específicas, como, por exemplo, uma cirurgia em que a identidade do paciente deve ser preservada.
A nova plataforma suporta até 100 mil acessos simultâneos. Todos os vídeos estarão disponíveis para download.
Aulas online
Com os cinco anos da fase experimental, o acervo da TV online da USP já reúne uma biblioteca de mais de sete mil vídeos, contando ainda com uma integração ao Portal e-Aulas, que coloca à disposição do público videoaulas de professores da universidade.
Parte dessas aulas serão transmitidas nos canais durante a programação diária, respeitados os critérios de interesse e complexidade.
As disciplinas devem ser "interessantes para o público geral e não tão difíceis de entender, para que o conteúdo não fique restrito aos acadêmicos. Temas como astronomia, artes e saúde, são temas de interesse de todos e que podem ser facilmente compreendidos", explica o professor Gil da Costa Marques, coordenador do projeto.
Todos os canais terão programação 24 horas por dia, sendo que novos conteúdos serão gerados a cada 6 ou 8 horas, dependendo do canal.
Canais da TV pela internet
Algumas unidades terão papel de destaques em alguns deles. O canal "Saúde", por exemplo, será gerenciado pela Faculdade de Medicina (FMUSP) e conterá programas como "conheça o SUS", "saúde e mistérios" e "dia a dia com a saúde".
Já o canal "Arte e Cultura" será gerido pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e terá uma produção diária inicial de seis horas. Nele estão presentes manifestações de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, informação cultural e memória, jornalismo, e música, entre outros temas.
O canal "Tecnologia" terá forte contribuição da Escola Politécnica e conta em sua grade com programas como "história da tecnologia" e "princípio de funcionamento de equipamentos".
O canal "Ciências" é um dos mais abrangentes e terá duas horas de aulas (do Portal e-Aulas) diárias, além da produção que inclui "história da ciência", "biografias" e "esclarecimentos sobre desenvolvimentos científicos recentes".
O endereço da TV da USP pela internet é www.iptv.usp.br.
Fonte: USP
Nenhum comentário:
Postar um comentário