Quem passar pelo vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) nesta sexta (26) das 10h às 15h poderá fazer uma avaliação completa de risco cardiometabólico -- o conjunto de alterações no organismo que podem indicar uma chance aumentada de desenvolver problemas de coração. A iniciativa, desenvolvida pela empresa farmacêutica Sanofi-aventis e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, faz parte das comemorações do Dia Mundial do Coração (28 de setembro).
No local, a parceria organiza seis estandes, com distribuição de folhetos explicativos sobre o tema. Os visitantes também vão poder medir sua circunferência abdominal -- grosso modo, o tamanho da barriga --, a quantidade de açúcar no sangue, a pressão arterial, o peso, a altura e o índice de massa corporal (IMC) -- equivalente ao peso em quilos dividido pela altura em metros elevada ao quadrado. Quem fuma também terá a opção de avaliar a quantidade de monóxido de carbono, molécula altamente tóxica, nos pulmões.
De acordo com a Sanofi-aventis, a medida da circunferência abdominal é particularmente importante porque ela ajuda a estimar a quantidade de gordura no abdômen. Essa medida parece estar se revelando um marcador mais seguro do risco de problemas no coração do que o simples IMC.
A medição é simples: a pessoa deve tirar a camisa, afrouxar o cinto, posicionar a fita métrica entre a borda inferior das costelas e a borda superior do osso do quadril, relaxar a barriga e soltar o ar no momento da medida. Para mulheres, o índice considerado normal é de 80 cm e, para homens, de 90 cm.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário