Caminhão robotizado
O gigantesco caminhão de mineração deverá ser capaz de andar pelas minas da empresa BHP Billiton, em 2010, de forma totalmente autônoma, sem motorista e sem a necessidade de controladores exclusivos que o operem à distância.
A equipe vencedora da corrida de carros robotizados, a Tartan Racing, foi criada por engenheiros e roboticistas da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. Uma das maiores patrocinadoras da equipe era a Caterpillar, uma grande fabricante de equipamentos pesados, e que já estava de olho na tecnologia para utilizá-la em seus caminhões fora-de-estrada e carregadeiras.
Mina do futuro
Os caminhões fora-de-estrada robotizados, que dispensarão os motoristas, serão parte de um grande conjunto de tecnologias que estão sendo reunidas para criar a mina do futuro, uma forma de exploração mineral mais eficiente do que se consegue com as minas tradicionais.
Os engenheiros acreditam que a tecnologia de veículos autônomos dará grandes ganhos de produtividade ao permitir que o processo industrial funcione de forma mais consistente e previsível. Eles esperam também um aumento na segurança e uma diminuição no impacto ao meio ambiente das operações de mineração.
Um comentário:
Que ***** de caminhão!
Caminhão que não tem motorista é muito paia!
Robotizados, Só o que faltava.. ¬¬
Postar um comentário