Pesquisadores da Universidade do Texas fizeram um verdadeiro evento midiático para demonstrar que é possível "hackear" um VANT um veículo aéreo não tripulado.
Os aviões não tripulados estão aos poucos encontrando seus próprios
nichos de aplicação, de início na vigilância, no monitoramento ambiental
e na agricultura.
Mas há planos de colocar aviões não tripulados no ar em grande
escala, sobretudo para o transporte de cargas. Os EUA planejam uma
legislação específica para isso a partir de 2015.
Mas talvez seja melhor não deixar que os VANTs decolem em larga escala tão cedo, alertam Milton Clary e seus colegas.
Hackeando um drone
Os pesquisadores reuniram estudantes, a imprensa e convidaram
autoridades da aviação civil e militar norte-americana para uma
demonstração ao vivo de como se faz para enganar o chamado "drone" e
levá-lo para onde o hacker quiser.
Os pesquisadores usaram uma técnica conhecida como spoofing,
que consiste em que enviar sinais falsos de GPS para o avião
não-tripulado - sem um piloto, tudo o que o VANT tem para se guiar são
os sinais de GPS.
Assim, enquanto o avião acredita estar corrigindo sua rota para
manter-se no curso, ele na verdade está sendo redirecionado para outro
local.
Isso já aconteceu na prática no ano passado, quando um avião militar não tripulado dos EUA foi capturado no Irã.
Longa distância
Como a técnica engana os receptores de GPS do avião, tanto em termos
de localização quanto de tempo, os especialistas acreditam que o roubo
dessas aeronaves é o menor dos problemas: elas poderão ser guiadas para
onde o hacker quiser - para chocar-se contra prédios, por exemplo.
Durante a apresentação, os pesquisadores - na verdade um grupo de
estudantes orientados por Clary - tomaram o controle de um helicóptero
autônomo de uma distância de 1 km.
Eles já anunciaram o próximo evento, quando tentarão capturar um VANT de maior porte a 10 km de distância.
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