Um motorista dirige um carro por um campo de provas, pontilhado por cones e alguns barris.
Um pesquisador instrui então o motorista, que está dirigindo o carro
por controle remoto, a conduzi-lo diretamente para cima de um barril.
Contudo, por mais que o motorista tente obedecer a instrução, antes que a colisão ocorra o carro desvia-se do barril.
Passado o perigo, depois que o veículo retorna ao curso anterior, o comando é devolvido ao motorista.
A demonstração ocorreu em Salinas, nos Estados Unidos, e o
pesquisador era Sterling Anderson, do MIT, que desenvolveu o "sistema de
segurança veicular semiautônomo".
Copiloto inteligente
O sistema, cujo nome Anderson simplificou para "copiloto
inteligente", utiliza uma câmera e um detector de proximidade a laser
para identificar riscos de colisão.
Sensores podem ser adicionados conforme a necessidade, mas a grande
inovação está em um algoritmo que analisa os dados e identifica zonas
seguras para trafegar.
Enquanto o motorista se mantém dentro dessas zonas de segurança, o copiloto deixa que ele dirija à vontade.
Mas basta o motorista assumir algum risco - ou outro veículo ou
pedestre surgir repentinamente à frente - para que o copiloto virtual
assuma imediatamente o controle do veículo.
O motorista só conseguirá fazer alguma coisa depois que o computador tiver colocado o carro de novo na zona de segurança.
Direção compartilhada
"A inovação real é permitir que o carro compartilhe o controle com
você," afirma Anderson. "Se você quiser dirigir, ele apenas vai se
certificar de que você não se choque com nada."
O pesquisador afirma que a tecnologia pertence à mesma classe dos
sistemas de estacionamento automatizado, já presentes em alguns veículos
de série.
Já foram realizados mais de 500 testes com o copiloto inteligente.
Houve alguns incidentes, que os pesquisadores atribuíram a falhas na
câmera, e não no algoritmo.
Agora eles estão trabalhando para inserir um conjunto mais completo
de sensores, na tentativa de tornar o sistema à prova de falhas.
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