Se dirigir à noite já apresenta sérias dificuldades de visibilidade, dirigir à noite com chuva pode ser um desafio.
Em vez de iluminar a estrada, a luz dos faróis dispersa-se ao atingir
as gotas de chuva e a água no asfalto - pior do que isso, só quando vem
outro carro em sentido contrário.
Mas uma solução está a caminho.
Farol inteligente
Engenheiros da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos,
descobriram uma forma de redirecionar continuamente a luz dos faróis,
para que os raios de luz passem entre as gotas de chuva, evitando grande
parte da reflexão.
"Se você estiver dirigindo sob uma tempestade, os faróis inteligentes
farão com que ela pareça uma garoa," garante o Dr. Srinivasa
Narasimhan.
O mais interessante é que o Dr. Narasimhan descobriu como contornar
as gotas de chuva quando ele desenvolvia uma tecnologia para projetar
imagens em cortinas de água.
Descoberto como acertar as gotas, desviar delas foi uma questão de inverter o raciocínio e o funcionamento do equipamento.
Farol antichuva
O farol inteligente usa uma câmera para rastrear o movimento das gotas de chuva, ou dos flocos de neve.
As imagens são processadas continuamente por um algoritmo que prevê
onde cada uma das gotas estará apenas uns poucos milissegundos mais
tarde.
O sistema de farol inteligente antichuva então ajusta-se rapidamente
em resposta a esses cálculos, desativando os feixes de luz que
incidiriam sobre as gotas de chuva ou flocos de neve nas suas novas
posições previstas.
"Um olho humano não é capaz de ver o piscar dos faróis," garante
Narasimhan. "E como as partículas em precipitação não são iluminadas, o
motorista nem mesmo verá a chuva ou a neve."
Para o olho humano, as gotas de chuva parecem linhas alongadas de
água caindo em direção ao chão. Mas, para uma câmera infravermelha, elas
são gotas bem pequenas e independentes, com um bocado de espaço entre
elas.
Assim, segundo o pesquisador, o sistema nem mesmo precisa ser tão
rápido para conseguir redirecionar os feixes de luz para os espaços
vazios.
Chuva invisível
Nos testes em laboratório, o protótipo do sistema conseguiu prever a
posição das gotas de chuva e ajustar o farol em 13 milissegundos.
Extrapolando esses resultados, prevê-se que, em um veículo em baixa
velocidade, o sistema irá eliminar até 80% da chuva visível durante uma
tempestade muito forte, ao custo de 5 a 6% de perda da iluminação do
farol.
Os cientistas calculam que, para ser útil nas velocidades reais com
que os carros trafegam em uma rodovia será necessário aprimorar o
sistema até que ele alcance por volta de 5 milissegundos.
Eles já estão trabalhando nisso, assim como na construção de um
dispositivo compacto, que possa ser instalado em um carro para testes
reais.
Luz baixa automática
Outro benefício do sistema é que a câmera poderá detectar os veículos
vindo em sentido contrário, eliminando os raios de luz que se dirigem
na direção dos olhos do outro motorista.
Isso acabará com a necessidade de ficar alternando entre luz alta e luz baixa.
"Outra coisa boa desse sistema é que ele nunca falhará de forma
catastrófica. Se tudo parar de funcionar, ele continuará sendo um farol
normal," disse Narasimhan.
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