Por meio de algoritmos - fórmulas matemáticas que orientam o funcionamento de programas de computador - são selecionadas imagens do corpo humano que tenham as características solicitadas pelos médicos.
"Na verdade o computador não realiza o diagnóstico, ele elabora um pré-diagnóstico. Chamamos isso de diagnóstico auxiliado por computador, ou sistema CAD [Computer Aided Diagnosis]", afirma Alceu Ferraz Costa, autor da nova técnica.
Mineração de dados médicos
Os sistemas de diagnóstico auxiliado por computador são parte de um campo de pesquisas conhecido como mineração de dados, que permite automatizar a busca por informações em grandes bancos de dados.
Por exemplo, ao se deparar com o caso de um paciente, o médico pode querer estudar casos similares, verificando os tratamentos que deram melhor resultado.
Hoje, é virtualmente impossível localizar essa informação a partir das imagens médicas, uma vez que isso equivaleria a olhar todo o banco de imagens, uma por uma.
Com o sistema, o computador analisa a imagem do paciente e, em poucos instantes, identifica todos os casos similares, mostrando-os ao médico na tela do computador.
Imagens médicas
O programa criado por Alceu avalia características visuais relevantes, como forma, cor e texturas, que ressaltem os aspectos principais levados em conta pelo médico no momento do diagnóstico.
No atual estágio, o programa está apto para avaliar imagens dos pulmões.
Mas a técnica poderá ser usada em outras áreas, como ultrassonografias e radiografias de outros órgãos.
Fonte:
Redação do Diário da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário