quinta-feira, 7 de março de 2013

Bálsamo para os ossos: nanopartículas com DNA

Cientistas desenvolveram uma espécie de creme capaz de consertar defeitos nos ossos.
Em caso de acidentes ou de remoção cirúrgica, frequentemente é necessário transplantar tecido ósseo saudável, ou material sintético, para reparar as lesões ósseas.
Infelizmente, os resultados atuais estão bastante aquém do esperado.
Matthias Epple e seus colegas da Universidade Duisburg-Essen (Alemanha) foram buscar ajuda da nanotecnologia para tentar superar essa deficiência das práticas e dos materiais atuais.
"Temos estudado o impacto do tecido mineral, tais como dentes, ossos e conchas do mar há vários anos, e agora estamos utilizando o conhecimento que obtivemos para produzir novos biomateriais," disse ele.
Nanopartículas com DNA
Como a quantidade de tecido ósseo saudável que pode ser retirado de cada paciente é limitada, normalmente se usa o mineral fosfato de cálcio, um material sintético inorgânico.
Os inconvenientes do uso material sintético incluem a cicatrização mais lenta dos ossos, maior risco de infecção e baixa estabilidade mecânica final do osso.
Os pesquisadores então criaram uma pasta recobrindo nanocristais do mesmo fosfato de cálcio com ácidos nucleicos - em outras palavras, com DNA.
"As nanopartículas são capturadas pelas células. O fosfato de cálcio se dissolve e o DNA é liberado, estimulando a formação de duas proteínas importantes para a cicatrização: A BMP-7, que estimula a formação óssea, e a VEGF-A, responsável pela criação de novos vasos sanguíneos," explica o pesquisador.
Assim, o novo osso recebe prontamente os nutrientes necessários para se desenvolver mais rapidamente e mais forte.
A equipe, que já testou sua nanopasta biossintética em três tipos de células, acrescenta que serão necessários novos testes antes que o material possa estar disponível para os departamentos de traumatologia dos hospitais.

Nenhum comentário: