sábado, 15 de setembro de 2012

Programas antivírus geralmente são mal configurados, diz estudo

A maneira como antivírus seguros são configurados varia muito entre os produtos. Mas, segundo uma pesquisa realizada pela OPSWAT - empresa americana fornecedora de softwares e soluções em TI-, usuários do Security Essentials da Microsoft (MSE) são mais propensos a executar programas antivírus nas configurações ideais de proteção.

Para realizar o estudo, os números foram coletados por meio da ferramentas AppRemover (140 mil instalações). Sistemas MSE tinham proteção em tempo real habilitada em 94,6% dos casos, pouco mais que no Avast, McAfee e Avira.

Por outro lado, usuários do Internet Security, da empresa Kaspersky Lab, apenas ativaram essa importante configuração 65,5% das vezes, e usuários do Norton Internet Security e Norton AntiVirus não mostraram estar muito melhores que isso.

Os usuários do MSE também se saíram melhor no quesito "frequência de atualizações", com 94% dos updates realizados na última semana. Pouco menos de 65% dos usuários dos antivírus McAfee Virus Scan e Norton AntiVirus tinham atualizado seus softwares nos últimos 60 dias, algo que tornaria a proteção oferecida pelo software discutível.

Quando observada a "verificação de vírus" dos sistemas, o MSE novamente saiu na frente com 74,5% dos usuários executando essa ação nos últimos sete dias, enquanto apenas um quarto dos usuários da McAfee VirusScan fizeram o mesmo.

A OPSWAT não especulou sobre a surpreendente variação das configurações aplicadas a diferentes produtos, mas a maneira como as pessoas adquirem os softwares poderia influenciar os resultados.

Programas como o McAfee e o Norton, por exemplo, muitas vezes vêm instalado em novos PCs com licenças teste e é possível que os proprietários das máquinas fiquem pouco motivados em atualizar seus software para licenças pagas, quando o trial expirar - o que resultaria em um equipamento com proteção sub-configurada.

O MSE é um programa gratuito o qual usuários optam por baixar e adota as configurações ideais por padrão; proteção em tempo real e atualizações diárias acontecem automaticamente, embora a varredura deva ser agendada.

A OPSWAT também descobriu que o MSE é o antivírus mais popular nos EUA, com 25,3% do mercado. Globalmente, ele fica em segundo lugar com 13,6%, logo atrás do Avast Free Antivirus (13,8%).

Antivírus gratuitos continuam a ocupar vagarosamente a porção de mercado ocupada por programas pagos, muitos dos quais estão mostrando quedas graduais na popularidade global.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: