A solução pode estar no seu coração.
Mais especificamente, na variação característica e única dos seus batimentos cardíacos, que podem funcionar como uma espécie de impressão digital.
Cientistas demonstraram um novo sistema que usa esse padrão único do ritmo cardíaco de uma pessoa como chave para a criptografia de um disco rígido.
Segundo Chun-Liang Lin e seus colegas da Universidade Nacional Chung Hsing, na China, para ler o conteúdo do HD você só precisará tocar o dedo em um sensor, que lerá seus batimentos cardíacos e liberará o conteúdo.
Coração matemático
Os pesquisadores usaram exames comuns de eletrocardiograma para gerar uma descrição matemática do padrão cardíaco individual.
Essa informação foi usada para gerar uma chave secreta que faz parte de um sistema de criptografia baseada na teoria do caos, na qual pequenas alterações nas condições iniciais levam a resultados muito diferentes.
O protótipo lê as informações dos batimentos cardíacos da palma da mão.
Uma chave baseada nessa leitura é gravada e usada para todas as operações seguintes de descriptografia.
Segundo Lin, o sistema é mais adequado para uso em discos rígidos externos e outros aparelhos portáteis, que poderão ser destravados simplesmente tocando-se neles.
Fonte: New Scientist
Nenhum comentário:
Postar um comentário