sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Criada célula solar com uma única molécula

Pesquisadores alemães construíram uma célula solar molecular, formada por uma única proteína fotossintética.
As proteínas recebem os fótons da luz solar e liberam correntes de elétrons de forma muito eficiente.
A molécula utilizada é conhecida como centro de reação fotossintética-I, essencialmente uma clorofila encontrada nas membranas dos cloroplastos de cianobactérias.
Plantas, algas e algumas bactérias usam a fotossíntese para converter a energia solar na energia química que precisam para viver.
Joachim Reichert e seus colegas da Universidade Técnica de Munique estão estudando os primeiros passos desse processo, quando a luz é absorvida e os elétrons são liberados.
O objetivo final do estudo é criar formas de imitar esse processo, por meio de mecanismos conhecidos como fotossíntese artificial.
Imitação celular
Até agora, ninguém havia conseguido montar experimentos sensíveis o suficiente para medir as fotocorrentes geradas por uma única proteína.
A equipe alemã fez isto conectando a proteína a eletrodos de ouro por meio de grupos cisteína. A seguir, eles usaram a ponta de um microscópio de rastreamento para medir a corrente.
O experimento dá informações importantes sobre os sistemas fotossintéticos naturais, o que pode ajudar a projetar sistemas artificiais que imitem o mecanismo.
Contudo, dificilmente essas células solares moleculares se tornarão a base para sistemas práticos de geração de energia.
Isso porque as proteínas são muito sensíveis, degradando-se rapidamente fora de suas condições naturais nos organismos vivos.

Nenhum comentário: