terça-feira, 2 de outubro de 2012

Jovens criam site que ajuda a escolher candidato nas eleições

Um site onde é possível discutir questões políticas e até encontrar o candidato que melhor se adeque ao seu perfil acaba de ser lançado. O Repolítica foi criado por um grupo de cinco jovens, ex-alunos do IME, UERJ e UFRJ, que decidiram trazer as campanhas eleitorais para a internet.

O portal começou a ser construído em 2009, com esforços voluntários dos fundadores e de apoiadores, que ajudaram com sugestões, informações, divulgação e um financiamento coletivo (crowdfunding), e funciona da seguinte maneira: o eleitor responde um questionário específico para cada cidade, indicando suas preferências e posições políticas. Feito isto, o site apresenta um ranking dos candidatos mais adequados ao perfil do eleitor, baseado em dados que vêm do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Transparência Brasil, dos próprios candidatos e das opiniões dos usuários, que indicam ideologias, qualidades e prioridades de cada político. Essas opiniões definem os perfis dos candidatos.

Também é possível entrar nos perfis dos candidatos e pesquisar demais informações, como biografia, propostas e dados fornecidos pelos próprios políticos que se cadastrarem pessoalmente. "Todos os candidatos já possuem uma página no Repolítica, mas podem se cadastrar pessoalmente para administrar seus próprios perfis e fornecer informações mais completas, que vão ajudá-los a ser encontrados por potenciais eleitores. Dali pode surgir até um fórum de discussão entre cidadãos e políticos", explica Miguel Lannes, um dos desenvolvedores.

Este ano, a expectativa é de que 900 mil pessoas acessem o site até o segundo turno. Para mais informações, basta acessar o site oficial da ferramenta.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: