terça-feira, 20 de novembro de 2012

Chega ao Brasil vírus para Android que envia SMS a cobrar

Na crescente tendência de golpes contra usuários de smartphones, começaram a surgir no Brasil os primeiros vírus para Android que disparam SMS sem o usuário perceber - os chamados Trojan SMS.

Esses vírus móveis são aplicativos que enganam os usuários se apresentando como gratuitos, mas na verdade debitam um valor logo após a instalação. Desde 2010, estão enganando usuários brasileiros do Android e de maneira silenciosa roubando os créditos das vítimas, explica o analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolini.

A praga se apresenta como jogos ou outras aplicações gratuitas. O usuário o instala e, sem perceber os detalhes envolvidos no processo, acaba concordando com os termos de uso – isso basta para que o Trojan torne-se ativo, enviando SMS de maneira silenciosa para um número premium localizado no país (44844). Quando a vítima percebe, já teve crédito já foi descontado.

trojanmovel
Cuidado com as autorizações solicitadas pelo app

Há relatos de usuários brasileiros no site Reclame Aqui informando que créditos “desapareceram” de seus celulares de maneira misteriosa, sem que eles tenham se cadastrado em serviços premium de download de conteúdo. As primeiras reclamações são datadas de 2010, porém há várias feitas recentemente.

Se você foi vítima desse ataque, as dicas são instalar um antivírus no smartphone e solicitar à operadora a devolução do valor creditado. Peça também o cancelamento de serviços premium.

Para evitar o golpe, não instale apps de lojas alternativas, somente da Play. Também desconfie de versões gratuitas de aplicativos que são conhecidamente pagos, especialmente jogos. Na duvida, não instale.

Verifique com cuidado as permissões solicitadas pelos aplicativos durante sua instalação. Se elas forem abusivas e suspeitas (como um jogo pedindo para enviar SMS ou ler suas mensagens), não autorize.

Nenhum comentário: