terça-feira, 14 de agosto de 2012

Facebook lança recurso para ajudar usuários a combater phishing

O Facebook quer lutar contra ataques de phishing contra seus usuários, então está pedindo a eles que comecem a encaminhar quaisquer mensagens de e-mails suspeitas que receberem.

A rede social configurou uma conta de e-mail para coletar dados sobre esses ataques. Se você receber uma e-mail suspeito, o site pede para que a encaminhe para phish@fb.com.

"Esse novo canal complementará os sistemas internos que possuímos para detectar sites de phishing que tentam roubar informações de acesso do usuário", disse a rede social em um post, descrevendo seus esforços. "Os sistemas internos notificam nossa equipe, então podemos coletar informações sobre o ataque, detectar os sites de phishing e avisar os usuários."

Segurança se tornou recentemente um dos temas mais importantes para o Facebook. Em julho, o site foi atualizado para alertar automaticamente usuários com computadores infectados por malware e bloquear seu acesso à página, até que as máquinas fossem devidamente limpas.

De volta a abril, o FB fez parcerias com companhias de segurança e antivírus com o intuito de oferecer seis meses de testes desses softwares.

A rede de Zuckerberg quer proteger seus usuários, bem como a si mesma. Crackers espalham malwares via sites sociais, e há evidências de que o número de ataques que tem o Facebook como alvo e outras redes sociais está crescendo.

Um recente estudo realizado pelo Anti-Phishing Working Group mostrou que esses 60% de todos os ataques de phishing ocorridos no primeiro trimestre do ano focavam redes sociais. Somado a esse dado, o próprio Facebook admitiu ter 83 milhões de contas falsas em seu site, algumas delas utilizadas para atividades suspeitas.

"Juntos podemos manter esses sites fora da web e deter os caras maus responsáveis", disse a rede.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: