segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Robô de silicone muda de cor para se camuflar

O biomimetismo tem permitido que os engenheiros aproveitem o trabalho evolutivo da natureza para criar robôs mais simples e mais eficientes.

Agora, Stephen Morin e seus colegas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, deram um passo adicional, e deram aos seus robôs uma habilidade muito encontrada nos animais: a capacidade de camuflagem.

Os animais usam duas técnicas para se dar melhor em relação aos seus predadores ou às suas presas: o mimetismo, pelo qual eles tentam imitar ou se parecer com outros animais, e a camuflagem, pela qual os animais tentam se confundir com o ambiente para não serem vistos.

O robô macio e flexível tem a capacidade de mudar sua própria cor para se destacar menos da cor do ambiente - um tipo de camuflagem conhecido como homocromia.

Segundo os pesquisadores, robôs com essa habilidade poderão ser úteis para o estudo do comportamento de animais em ambiente natural, além de "outras atividades nas quais se supõe que as máquinas não sejam notadas".

Camaleão ou vagalume

O robô é feito de silicone, com o material sendo permeado por duas redes separadas de minúsculos canais, fabricadas por um processo de impressão 3D.

A primeira rede de microcanais é usada para a movimentação do robô, o que é feito injetando ar comprimido, de forma seletiva, em cada uma das quatro pernas do robô.

A segunda rede de microcanais permite a injeção dos corantes, responsáveis pela mudança de cor do robô.

Como é possível controlar a temperatura dos corantes, o robô também pode mudar sua cor no espectro infravermelho - além de câmeras de vigilância, algumas cobras têm órgãos especiais capazes de detectar essa frequência.

Além de mudar de cor para se camuflar, o robô também pode anunciar sua presença, piscando como um vagalume, o que é feito mudando rapidamente os corantes, ou usando corantes fluorescentes.

O grande inconveniente desse primeiro protótipo é que todo o aparato de controle fica fora do robô - ou seja, esse robô com habilidades de polvo e camaleão não é autônomo.

Nenhum comentário: