sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ondas de pressão localizam vazamento em canos subterrâneos

Os números variam largamente, mas autoridades afirmam que até 40% da água tratada perde-se nos vazamentos das tubulações.

O grande desafio é encontrar esses vazamentos.

Isso só é fácil quando eles se transformam em estouros da tubulação, com prejuízos ainda maiores.

Agora, engenheiros da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, anunciaram a criação de uma técnica capaz de testar as tubulações sem precisar interromper o serviço.

O método baseia-se na transmissão de uma onda de pressão através da água - ou outro líquido, onda esta que, ao se refletir, envia de volta um sinal conforme atinge saliências inesperadas, como danos e fraturas na superfície dos canos, ou furos.

A onda de pressão é gerada pelo rápido abrir e fechar de uma válvula conectada a um bocal comum, como um hidrante.

Onde está o furo

Analisando essa espécie de "eco" da onda de pressão, é possível não apenas identificar os vazamentos, mas também localizar com grande precisão sua posição e até sua dimensão.

O protótipo está sendo testado pelo departamento de águas do distrito de Yorkshire, e os resultados têm sido entusiasmadores.

Vazamentos em tubulações de ferro foram localizados com uma precisão de 1 metro, enquanto vazamentos em tubos de PVC foram rastreados com uma precisão ainda maior, de 20 centímetros.

A identificação do local exato do vazamento é essencial para minimizar a necessidade de perfurações. E a detecção permite a realização programada dos serviços, com menor impacto para a população.

Outras ondas

Já existem sistemas similares, baseados em ondas sonoras, mas com resultados que nem se longe se comparam com os obtidos com as ondas de pressão.

Os pesquisadores agora esperam encontrar um parceiro comercial para que sua invenção chegue ao mercado.

Nenhum comentário: