terça-feira, 1 de abril de 2008

As 10 farsas de 1º de abril mais divertidas da internet

Por que será que gostamos tanto das pegadinhas de 1º de abril? Talvez, em meio ao fluxo sufocante de informações que recebemos no dia-a-dia, uma “mentirinha” bem elaborada garanta um descanso bem-vindo.
Confira uma lista com dez melhores páginas falsas feitas especialmente para o dia 1º de abril, selecionadas pela equipe da PC World:

10. Facebook dá um “safanão”
No 1º de abril ultimo ano, o Facebook anunciou algumas funções incomuns por meio das atualizações do News Feed, incluindo o recurso LivePoke, que oferecia aos usuários a possibilidade de enviar alguém para dar um “safanão” em amigos da rede social no mundo real.

Outro alerta no painel dizia que Harry Potter e Lord Voldemort retornaram ao status de relação anterior, como “inimigos mortais”. Bom trabalho, pessoal, e melhor sorte para subir no ranking no ano que vem.

9. Fada morta no eBay

No final de março de 2007, Dan Baines publicou uma página na web descrevendo (e ilustrando com fotos) a descoberta do que pareciam ser os restos de uma fada “real”. Baines alegava que o corpo mumificado do ser mágico teria sido recuperado próximo a uma antiga estrada romana em Derbyshire, Inglaterra, por um passeador de cachorros que preferiu não se identificar.

Os ossos do minúsculo esqueleto, parecido com o de um ser humano, eram ocos como os de pássaros, dando a eles uma aparência “leve” e características anatômicas bastante compatíveis com um ser voador, incluindo asas muito similares a folhas.

Nos dias seguintes, Baines – que é mágico e ilusionista – recebeu centenas de mensagens de leitores crédulos e (em alguns casos preocupados) amantes de fadas. Para tranqüilizar os leitores aflitos, ele revelou a farsa e vendeu sua criação no eBay por 280 dólares.

8. PodShave e PodShaveLady

Algumas vezes a premissa de uma pegadinha é tão plausível que você tem que se perguntar: “Por que não existe um produto como este?”. Quando o iLounge publicou a notícia de um novo iPod V que tocava vídeo, em 31 de março de 2004, ninguém mordeu a isca. O iPod vídeo, que já estava no forno, fazia sentido demais para ter graça como piada.

Mas o agora defunto PodGear.net teve mais sucesso com seus acessórios de barbear para iPod Classic e Mini. Diversos sites de notícias sobre a Apple, inclusive a publicação irmã da PC World, a Macworld, publicaram avaliações dos acessórios bizarros, fazendo com que muitos se perguntassem: “será que meus pelos precisam ser aparados – e será que posso dançar enquanto o faço?”.

7. Wikipedia Brittanica

Se a página sobre a Wikipedia na própria enciclopédia virtual (primeiro sem identificação, mas depois classificada como brincadeira) fosse verdadeira, a popular enciclopédia online gratuita poderia ter sido adquirida pela rival Encyclopædia Britannica em 1º de abril de 2005.

Apesar da promessa de somas interessantes para os fundadores da Wikipedia, o negócio teria dado para trás, graças aos custos que imporia aos colaboradores das publicações.

Os custos futuros eram estimados em astronômicas 99,97 libras (347 reais) por página criada ou editada, mas a nova operação prometia compensar os colaboradores com uma foto rara de Margaret Thatcher nos seus dias de burlesco.

6. Água em Marte
A foto de astronomia do dia da NASA, agência espacial norte-americana, normalmente traz uma bela imagem em alta resolução de uma nebulosa distante, uma das luas de Saturno ou um cometa cruzando os céus. Mas a imagem mais inesperada da seção foi uma foto de 1º de abril de 2005, que trazia provas conclusivas sobre a existência de água em Marte.

Em outras notícias espaciais, leitores do Space Daily receberam no mesmo dia a surpresa de que o presidente Bush havia cancelado o programa de Ônibus Espacial dos Estados Unidos.

5. Tatuagens animadas
Era apenas uma questão de tempo até que alguém chegasse a uma evolução tecnológica para levar a arte no corpo além dos seus primórdios junto aos humildes marinheiros bêbados. Esta inovação foi anunciada no dia 1º de abril de 2006, quando o confiável site HowStuffWorks revelou o segredo por trás da tatuagem animada – O Implante Subcutâneo Programável Visível.

Animado com os resultados da piada, o site repetiu a dose no ano seguinte, explicando a tecnologia por trás de Implantes de Telefone Celular.

4. Indescritivelmente maravilhoso
A loja “Stuff for Smart Masses” do site ThinkGeek costuma comemorar o 1º de abril oferecendo produtos que desafiam as leis da física. A tradição começou em 2002, com o Desktop Zero-Point Power Generator, que convertia energia eletromagnética “natural” em um suprimento de 120 volts.

As piadas continuaram, com a oferta do CaffeDerm, adesivo de cafeína para a pele; do Buzzaire, um inalador de cafeína; de um PC com forno embutido; de cordas extensoras sem fio; de um player digital gigantesco, com 2 terabytes de armazenamento e 15 quilos; e um equipamento de bronzeamento via USB.

Mas o site se superou com o Screened Sphorb, um produto com características tão múltiplas e esdrúxulas que não é possível sequer imaginar o que seria. Para aguçar a curiosidade do leitor, o site publicou um suposto vídeo em QuickTime junto à sua confusa descrição, mas o vídeo nunca carrega. Por 39,99 dólares, os curiosos de plantão poderiam saciar suas dúvidas sobre esse assombroso invento, mas não adianta fazer o pedido – a entrega será adiada indefinidamente.

3. Muito além dos bugs
Os posts do “Forum on Risks to the Public in Computers and Related Systems”, mais conhecido como Risks, são focados em falhas de segurança em programas de computador – e suas conseqüências e perigos para a vida real.

Mas perto do dia 1º de abril de cada ano, o Risks muda de tom e reporta casos satíricos e até macabros sobre usos da tecnologia que deram errado.

A edição de 1º de abril do Risks Digest relatava o caso de um motorista que ficou preso em uma rotatória por 14 horas graças a uma falha no seu software de controle de tráfego, além de um anúncio de um novo software da Universidade de Cambridge de mapas em escala real (1 km no mapa equivale a 1 km no mundo real) que teria revelado erros na localização de vias e edifícios no mundo real.

Outra matéria relatava o sucesso de uma evacuação de um Airbus 380 em 90 segundos. A notícia desmentia rumores de que alguns passageiros teriam se ferido com a seguinte declaração de um porta-voz da Airbus: “Em um grupo de 853 pessoas, as chances de que uma pessoa já tivesse uma perna quebrada e não soubesse são grandes. O teste revelou que todos saíram tão saudáveis quanto entraram”.

2. Opera SoundWave

A fornecedora do navegador Opera anunciou em 1º de abril de 2005, em um press release, uma empolgante tecnologia independente de plataforma para comunicação P2P (peer-to-peer) a curta e média distância baseada em som, sem o uso de celulares ou computadores, apelidada de Opera SoundWave – qualquer semelhança com a fala não é mera coincidência.

A companhia dizia ter descoberto o SoundWave durante pesquisas com um software de e-mail controlado por voz para o cliente de e-mail Opera e incluía link para uma demo da tecnologia.

1. Veado camuflado
Em 1º de abril de 2007, o blog da organização People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) trazia uma notícia sobre um grupo anticaça do Minnesota que havia traçado um engenhoso plano para proteger os animais locais dos caçadores: tranqüilizar os veados e depois cobrir seu corpo com uma pintura de camuflagem.

Apesar de absurda, a técnica motivou centenas de comentários de protesto, até que uma voz solitária finalmente perguntou: “vocês sabem que dia é hoje, né?”.

O bom-humor começou anos antes, em 2000, quando a organização anunciou que ia sabotar um festival de pesca no Texas derrubando os pobres bichinhos aquáticos com tranqüilizantes. Brincadeirinha, gente!

Nenhum comentário: