terça-feira, 8 de abril de 2008

Melhore suas fotos com o Photoshop on-line

Há algumas semanas a Adobe lançou a versão on-line e gratuita do Photoshop, um dos principais e mais importantes programas de edição de imagens do mercado. Claro que esta versão é mais simples e direcionada à imensa maioria das pessoas, e não aos profissionais de design e fotografia. Hoje vou explicar um pouco desta ferramenta e mostrar algumas outras soluções interessantes e gratuitas para quem quer editar fotos sem precisar instalar programas pesados no computador.

Para começar, é preciso acessar o site, pelo endereço www.photoshop.com/express/, e fazer seu cadastro, clicando no link join now, e preenchendo dados como, nome, email e ano de nascimento. É imprescindível fornecer um e-mail válido, pois a liberação de acesso chegará por ele.

img_01_phoex_080408.jpg

O Photoshop Express não é um software que você instala em seu computador, é um serviço on-line, onde você transfere suas fotos, monta e compartilha galerias, edita suas fotos e pode transferi-las de volta para seu PC. A Adobe oferece gratuitamente um espaço de 2 GB para você armazenar suas fotos.

img_02_entrada_080408.jpg

Logo após o primeiro acesso, você verá a tela inicial, com as funcionalidades básicas da ferramenta: Minhas fotos (my photos), minha galeria (my gallery), navegar (browser) e transferir fotos (upload photos).

Vou primeiro mostrar como transferir as fotos para o sistema. Na parte superior da tela inicial, tem o botão Upload Photos. Ao clicar nele, automaticamente a janela do navegador de seleção de arquivos será aberta. Você pode selecionar mais de uma imagem para ser enviada. Eu selecionei 16 fotos que tinha em meu PC e ao clicar em Abrir, o sistema da Adobe apresenta a tela ao lado. Repare que à esquerda da foto existem 3 opções: upload to library, que serve para transferir suas fotos sem associá-la a um álbum; upload to new album, para criar um novo álbum cujo o nome deve ser escrito no campo que está previamente preenchido com a data do dia; e upload to existing album para transferir a um álbum já existente.

img_04_menuedit_080408.jpgApós a transferência, o sistema irá apresentar a lista de imagens. Logo abaixo de cada foto existe um campo com o texto click to add caption, que serve para adicionar uma legenda à imagem. Passando o mouse sobre as imagens, aparecerá – na parte de baixo - uma opção denominada photo options, com diversas opções para começar a edição da foto. Vamos começar com a primeira: Edit Photo.

O sistema irá carregar a foto, e um menu de opções que mostro na ilustração ao lado. Na parte de baixo, existem alguns botões de ação. Os primeiros – azuis - controlam o zoom, as setas controlam as alterações (a seta para a esquerda desfaz a última ação, a para a direita refaz uma ação que você tenha retrocedido).

O botão view original mostra a imagem original para que você possa acompanhar as alterações. Reset all desfaz todas as alterações, cancel sai sem salvar as mudanças, e o save grava tudo o que foi feito com o arquivo.

img_05_barraferr_1_080408.jpg

A cada ferramenta que eu citarei abaixo existem opções personalizadas na barra superior do sistema. No entanto, há três funcionalidades comuns a todas as ferramentas: reset, ícone com uma seta curva, que serve para cancelar a ultima edição; cancel, ícone representado pela letra X que serve para cancelar toda a edição realizada com a ferramenta selecionada; e o save changes – ícone de “certo” que aplica as alterações a imagem, liberando o uso do sistema para outra ferramenta.

img_06_barraferr_2_080408.jpgCrop & Rotate – Cortar e recortar – Esta ferramenta serve para cortar a imagem para eliminar algum elemento que você não queira. Ao clicar na ferramenta irá aparecer uma borda, clicando e segurando o botão direito do mouse pressionado nos quadros que aparecem nas margens da borda, você irá delimitar a área de corte da imagem. Esta ferramenta também serve para rodar a imagem, utilizando o mesmo quadro nas bordas. Parando mouse sobre o quadro, ele vai mostra uma seta na diagonal – ferramenta de corte – afastando o cursor um pouco para fora, a o cursor irá mostrar duas setas ligadas por uma curva – ferramenta de rotação.

Na barra de ferramentas superior, existem três ferramentas básicas. A primeira determina o aspecto inicial da barra de seleção da imagem. A segunda gira a imagem em 90° na vertical e horizontal; e a ultima, representada por uma barra, roda a imagem de 0° a 45°.

Auto Correct – auto correção – A ferramenta aplica alguns filtros automáticos na imagem, exibindo-os na barra superior. Escolha alguma que lhe agrade e clique no ícone de Ok.

Exposure – exposição – Funcionamento similar à anterior, altera a exposição, ou seja, a intensidade de iluminação da imagem. Você escolhe uma e aperta o botão Ok.

Red-Eye removal – remoção de olhos vermelhos –
A ferramenta identifica faces e olhos na imagem tentando remover os olhos vermelhos que existirem.

Touchup – carimbo – a ferramenta serve de carimbo, para copiar uma parte da imagem para outro lado. É útil para remover algum elemento indesejado da imagem, substituindo-o por outro elemento da própria imagem. Na ilustração abaixo, como exemplo, removi a mangueira da foto:

img_08_carbono_080408.jpg

Saturation – saturação – Altera a saturação da foto, ou seja, o nível de cor da imagem. O sistema exibe algumas opções e você escolhe a que mais se aproxima do resultado desejado.

White Balance – balanço de branco – Muda o que deve ser considerado ‘branco’ na imagem. Normalmente, essa correção já é feita pelas câmeras digitais. Se quiser refazer, selecione a que melhor se aproxima do resultado esperado e pressione o botão Ok.

Highlight – Brilho mais intenso – Esta ferramenta manipula a quantidade de brilho nas áreas mais luminosas da imagem. Escolha a melhor e pressione Ok.

Fill light – Brilho menos intenso -
Trata os pontos de brilho não tratados na ferramenta anterior.

Sharpen – afinar nível de serrilhado – Esta ferramenta pode deixar as imagens mais nítidas. Algumas fotos – em baixa resolução – podem exibir detalhes distorcidos, usando o sharpen estes detalhes podem ser suavizados ou intensificados.

Soft Focus – suaviza o foco – Faz o contrário do sharpen. Deixa a imagem mais ‘suave’.

Pop color – cor prodominante – Dá à imagem uma cor predominante. Ao passar o cursor do mouse sobre a imagem, note que ele muda para a forma de um conta gotas, você pode, clicando sobre uma cor na imagem, usá-la para criar uma nova matriz de cores predominantes.

Hue – nuança de cor – Funcionamento similar a ferramenta anterior, mas altera todas as cores da imagem.

Black & White – preto e branco - Cria opções da imagem em preto e branco. Algumas com o branco mais intenso, outras com o preto, e também opções de inversão entre claro e escuro.

Tint – Tingimento – Tinge a foto com uma cor pré-estabelecida.

Sketch – efeito croqui – Dá várias opções para mudar radicalmente a imagem. Veja o exemplo abaixo:

img_09_sketch_080408.jpg

Distort – Distorção – Ferramenta que aplica uma série de tipos de distorção na imagem. No menu superior, aparecem algumas matrizes de distorção, uma barra de nível de ângulo para distorcer. Para aplicar a distorção na imagem, segure o cursor do mouse pressionado sobre o ponto desejado arrasando para qualquer lado, notará que será formada uma circunferência, e é nesta área que a distorção será aplicada.

É isso, pessoal! Apresentei todas as funcionalidades de edição deste sistema online de edição de imagens recém lançado pela Adobe. Claro que muitas funcionalidades são básicas e não permitem grande nível de personalização. Para estas situações, vale a pena partir para um software instalado, como, por exemplo, o Paint.Net.

Existem também outros sistemas on-line para editar fotos, como por exemplo o Foto Flexer, que inclusive oferece opções mais avançadas que o Photoshop Express. Outro sistema bastante popular – e fácil de usar – é o Pic Nik.

Nenhum comentário: