segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Cientistas criam chip microscópico que poderá detectar câncer

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram um chip biológico que poderá, no futuro, ser usado para detectar células cancerígenas ou criar terapias genéticas específicas para tratamento de câncer.

A pesquisa foi realizada pelos engenheiros químicos Christina Smolke Maung Nyan Win, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e foi publicada nesta sexta-feira (17/10) na revista Science.

O "computador biológico" é um RNA (ácido ribonucléico, responsável pela síntese de proteínas da célula) artificial desenvolvido para detectar sinais biológicos dentro das células ou na região próxima de onde estiver localizado.

No estudo, os cientistas implantaram alguns chips nas células que reagiam produzindo proteína fluorescente quando detectava determinadas substâncias. Em outras células, o RNA artificial era programado para reagir na ausência de tais substâncias.

Dessa forma, o dispositivo poderia ser programado para enviar um alerta sobre um risco de câncer ou até mesmo liberar um remédio no organismo.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: