terça-feira, 21 de outubro de 2008

Conheça as mudanças da nova versão do OpenOffice

Recentemente foi lançada a nova versão do programa OpenOffice, que é o maior concorrente ao Microsoft Office. Ao instalar a novidade — que é gratuita e está disponível em português –, tive uma grande surpresa: esteticamente o pacote continua muito parecido com a versão anterior, apenas com ícones com desenhos mais detalhados.

img_01_oodiferencas_211008.gif

Uma grande vantagem em manter tudo como era é evitar um processo de reaprendizagem da interface, deixando a adaptação a uma nova versão mais suave. Em contrapartida, essa suíte fica para trás no quesito usabilidade, pois o MS Office ficou mais intuitivo e organizado depois da reengenharia visual que sofreu. Mas afinal, o que mudou no OpenOffice? Vou abordar de forma sucinta as principais transformações nos aplicativos que compõem a suíte.

Boas-vindas
img_02_welcome_211008.jpg

Ao abrir o OpenOffice, você verá a tela ao lado, que agrupa todas as funcionalidades da suíte, permitindo que sejam criados novos documentos de texto, planilhas de cálculo e apresentações.

Compatibilidade com Office 2007
Foi incluído nesta versão o suporte a arquivos gerados na última versão do Microsoft Office. Claro que alguns recursos visuais aplicados aos documentos nos Word, por exemplo, não aparecem de forma satisfatória. Contudo, só o fato de abrir os arquivos e ser possível editar o conteúdo já traz um grande valor, eliminando problemas de incompatibilidade.

PDF aprimorado
Exportar os documentos para PDF não é novidade no OpenOffice. Nesta nova versão, no entanto, o nível de personalização é muito maior: ele inclui definição da resolução, permite exportar as notas presentes no documento e definições de segurança, algo super interessante quando queremos proteger o conteúdo de um documento, impossibilitando que ele seja alterado ou copiado. O recurso está no menu arquivo, exportar como PDF.

Writer (editor de textos)
No editor de textos foram inseridos novos recursos, como a possibilidade de visualizar múltiplas páginas na horizontal, facilitando a leitura principalmente na revisão de textos.

img_03_2paginas_211008.jpg

img_04_notas_211008.jpg

Outra funcionalidade interessante foi o aprimoramento das notas, que também são muito usadas na revisão de textos.

Calc (Planilha de cálculos)
A versão 3.0 suporta planilhas mais extensas: o total de colunas passa a ser de 1024, ou quatro vezes mais que a versão anterior. Essa alteração era muito esperada para quem trabalha com grandes volumes de dados no Excel e não podia mudar para o OpenOffice, por conta da limitação.

O compartilhamento de planilhas em rede também vem em boa hora para muitos profissionais que trabalham em cima de um mesmo arquivo. Essa funcionalidade está no menu ferramentas.

Impress (apresentação de slides)
Até a versão anterior, não era possível incluir tabelas em apresentações no OpenOffice. Essa falha foi resolvida de uma forma bem eficiente na versão 3.0, inclusive com similaridade visual com as formatações presentes no Microsoft PowerPoint 2007.

img_05_tabela_211008.jpg

Em muitas apresentações acabamos inserindo fotos. Nessa situação, é natural que a gente queira cortar uma parte da imagem para ajustar ao slide ou mesmo para eliminar algo que não queremos que apareça. Na versão 3.0 existe uma ferramenta de corte (crop) para as imagens inseridas na apresentação. Para acessar a funcionalidade, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e vá em “cortar imagem”: uma janela será aberta, com controles que possibilitam selecionar a área a ser eliminada.

Além dessas alterações funcionais, foram também realizadas melhorias na programação para ganho de desempenho, diminuindo o tempo de carregamento do programa e melhorando o consumo de memória e processamento. Também foram feitas mudanças técnicas para melhorar a compatibilidade com outras suítes de mercado.

Conclusões
Se você é usuário das versões anteriores do OpenOffice, recomendo fortemente a adoção do 3.0, pois os novos recursos criados podem certamente facilitar os trabalhos.

Contudo, acredito que foram poucas as mudanças práticas. Eu esperava mais alterações, visando uma disputa mais igualitária com a suíte da Microsoft. Apesar disto, o OpenOffice não deixa a desejar em termos de desempenho e de funcionalidades básicas de todas as ferramentas da suíte.

A ampliação dos recursos de portabilidade de arquivos entre ele e o MS Office trouxe ao OpenOffice uma grande vantagem. Isso porque quem usa a versão anterior e recebia arquivos editados na suíte concorrente tinha certo trabalho para fazer a conversão. Outra questão: o OpenOffice é de graça. Você pode baixar, instalar e usar a vontade.

Fonte: G1

Nenhum comentário: