sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Teste de banda larga sem fio WiMax chega a São Paulo

Clientes pré-selecionados dos bairros paulistanos de Pinheiros e Jardins terão acesso, a partir desta sexta-feira (24), à tecnologia de banda larga sem fio chamada WiMax.

Os testes dessa novidade visam analisar a viabilidade técnica, a receptividade no mercado e avaliação dos usuários. Esse tipo de transmissão de dados em alta velocidade é mais rápido que o Wi-Fi e também tem maior alcance do que a outra alternativa, usada somente em curtas distâncias.

Os testes feitos pela Telefônica, Motorola e Intel terão duração de três meses -- esse período pode ser prorrogado, dependendo dos resultados. Os 150 clientes pré-selecionados que terão acesso à tecnologia de internet rápida não pagarão pelo serviço durante o período de testes. Ainda não foi divulgado o preço do acesso a esse tipo de conexão.

De acordo com as empresas, existe a possibilidade de a novidade estar comercialmente disponível a partir do primeiro trimestre de 2009, se houver homologação dos equipamentos.

“Utilizando a freqüência de 2,5 gigahertz, o serviço testado disponibilizará acesso à internet via banda larga, com velocidade de 2 Mbps para download e 600 Kbps para upload, a partir do sinal enviado por três estações rádio base montadas na região”, diz um comunicado das empresas, que divulgaram a iniciativa nesta quinta-feira (23). As estações ficam nas ruas Butantã, dos Pinheiros e Bela Cintra.

Ainda de acordo com as empresas, os voluntários terão de conectar um modem WiMax à tomada para receber o sinal, que será enviado ao computador do usuário. A principal vantagem dessa tecnologia, dizem as companhias envolvidas no projeto, é a oferta de banda larga em lugares de difícil acesso ou que não tenham cabos e fibras óticas. A Telefônica afirma ainda que pretende oferecer o serviço como complemento à rede de banda larga.

Fonte: G1

Nenhum comentário: