A maioria das tecnologias listadas pelo Gartner são as mesmas da lista do ano passado, como TI verde, mashups corporativos, arquitetura orientada a web, e comunicação unificada.
Virtualização, que já estava na lista no ano passado, passou a ser considerada a principal em função de sua capacidade de transformar o mercado de data centers.
Entre a principal inclusão, neste ano, está a cloud computing, que o Gartner define como "um estilo de computação no qual intensas capacidades de tecnologia são entregues como serviços para clientes externos usando a internet".
O Gartner diz que o principal benefício da cloud computing é a sua "elasticidade e escalabilidade, que reduz não apenas as barreiras de entradas, como também permite as empresas crescerem rapidamente".
Outros destaques da lista do Gartner são:
- a nova geração de servidores blades, que o Gartner descreve como o próximo passo na evolução destas máquinas;
- sistemas de business intelligence, usados para subsidiar decisões estratégicas. O Gartner diz que bons sistemas de BI podem ajudar líderes de negócios a "tomar decisões mais rápidas, melhores e bem informadas";
- sistemas heterogêneos, que o Gartner diz que são um "mix de tipos de processadores em um único hardware rodando um único sistema operacional.
Completa a lista de tecnologias estratégicas redes sociais.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário