segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Site promove e esclarece dúvidas sobre o protocolo IPv6

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) do NIC.br criou um website promover a adoção da nova geração de endereços IPv6, bem como esclarecer as dúvidas relacionadas ao tema.

A atual versão do protocolo IP (IPv4) não comporta o crescimento futuro da internet. Diversas soluções paliativas foram implementadas para adiar o esgotamento do IPv4 enquanto se trabalhava no total amadurecimento do IPv6.

A entidade central que administra os endereços IP, a Internet Assigned Numbers Authority (IANA), prevê o esgotamento do IPv4 para 2011.

O IPv6 traz também avanços que permitirão melhor suporte a tecnologias como voz sobre IP e dispositivos móveis, além de possibilitar mais segurança nas comunicações. As versões mais recentes dos principais equipamentos de rede, sistemas operacionais e softwares modernos já são capazes de funcionar com o IPv6.

No intuito de facilitar a adoção do novo protocolo no Brasil serão realizadas diversas ações, além do lançamento do website IPv6.br, como o fornecimento de conectividade IPv6 para os participantes do PTTMetro de São Paulo e a promoção de cursos rápidos sobre o tema.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: