quinta-feira, 30 de outubro de 2008

The Industry Standard premia as 10 principais inovações na web em 2008A "The Industry Standard" foi uma das revistas mais influentes da primeira fase

A "The Industry Standard" foi uma das revistas mais influentes da primeira fase da internet, entre o fim da década de 90 e o começo dos anos 2000. Por causa da grande quantidade de anúncios, ela chegou até mesmo a ser chamada de "Bíblia" da nova economia. Todo esse prestígio não foi suficiente para manter a revista viva depois que a bolha de investimentos em empresas de tecnologia estourou. Em agosto de 2001, a "The Standard" encerrou suas atividades.

Cerca de sete anos depois, a "The Industry Standard" foi retomada, desta vez em um formato puramente digital. Para marcar o retorno, foi criado o prêmio The Industry Standard Innovation 100 Awards (TIS 100), concedido às principais inovações da internet em dez categorias distintas.
Os vencedores foram escolhidos pelos leitores do site e você pode conferir abaixo os dez serviços online mais influentes deste ano, segundo a publicação.

1.Áudio e Vídeo
O serviço mais inovador na categoria "Áudio e Vídeo" foi o Hulu.com. Esse site de vídeos usa a tecnologia Adobe Flash 9 e - assim como outros sites - não exige que os internautas instalem nenhum plug-in em suas máquinas.

O conteúdo é gratuito e é patrocinado por anunciantes, com inserções entre os vídeos. Ainda assim, o Hulu exibe menos anúncios do que os canais convencionais.

Recentemente, o site começou a transmitir programas ao vivo, como o debate entre os candidatos à vice-presidência dos Estados Unidos, Joe Biden (democrata) e Sarah Palin (republicana). A fórmula vem dando certo: desde outubro do ano passado, o Hulu já tem cerca de 2,5 milhões de visitantes únicos.

Por enquanto, os serviços do site só estão disponíveis para os internautas norte-americanos. Para crescer, porém, o Hulu vai precisar expandir sua base de clientes para além dos EUA.

2.Comércio
O vencedor na categoria "Comércio" é o Mint, uma ferramenta para gerenciamento de contas bancárias que tem como maior trunfo a integração com as principais instituições financeiras dos EUA. Com isso, o usuário não precisa mais digitar seus dados financeiros, o que facilita muito o gerenciamento de contas.

Para quem costuma exagerar nos gastos, o Mint manda e-mails ou mensagens de texto via celular quando sua conta chega ao limite. Além de inovadora, a ferramenta é uma grande ajuda nesses tempos de crise. Pena que só esteja disponível nos EUA, por ora.

3.Comunidade & Social
O Synthasite é uma ferramenta para desenvolvedores web com a tecnologia Ajax para a criação de sites. O que isso quer dizer? Que no lugar de templates, e complicadas opções de personalização, você pode simplesmente arrastar e soltar os módulos para o lugar que achar melhor e dar um toque mais pessoal a seu site. Por isso ficou com o prêmio na categoria "Comunidade & Social".

O pacote ainda inclui ferramentas para o gerenciamento de arquivos, uma coleção de modelos de páginas e integração com serviços de hospedagem de sites. Sem contar a integração com o Picnink, o vencedor na categoria "Gráficos" deste ano.

4.Jogos & Entretenimento
O Kongregate está tentando se tornar o YouTube dos jogos online independentes. E de acordo com as métricas de audiência do site, elas parecem estar se movendo fortemente na direção correta. Os usuários são leais, passam boas horas jogando e a base de assinantes está crescendo.

O acervo de mais de 8 mil jogos grátis oferecidos pelo Kongregate ajuda a explicar uma parte do sucesso do serviço. Outra parte se explica pelos desenvolvedores, que são incentivados a criar jogos de primeira linha - isso porque os melhores jogos ganham destaque e, com isso, os desenvolvedores também saem ganhando.

O faturamento obtido com anúncios e microtransações é compartilhado com os desenvolvedores de games. O modelo de negócios foi aprovado por diversos investidores, que já investiram cerca de 8 milhões de dólares no serviço.

5.Gráficos
Precisa editar fotos e não tem um programa instalado no computador para fazer isso? O Picnik veio para preencher essa lacuna. O vencedor da categoria "Gráficos" é completamente baseado em Flash e pode ser usado em conjunto com sites como o Flickr, o Facebook e o MySpace.

O serviço oferece as ferramentas mais comuns para edição de fotos, como rotacionar, cortar, redimensionar e controlar o brilho e o contraste de uma imagem. Sem a pretensão de substituir o Photoshop, o Picnik ganha pontos por ser um aplicativo em Flash, rápido e gratuito.

6.Internacional
Para quem faz questão de montar sua própria página inicial, o Netvibes permite agregar conteúdos de várias fontes em uma única página. Como ele usa a tecnologia Ajax, você pode simplesmente arrastar e soltar os módulos para organizar sua página da maneira que achar mais interessante. Por isso mesmo, o serviço foi considerado o melhor na categoria "Internacional".

O Netvibes também não está limitado ao navegador - os feeds RSS também podem ser usados na área de trabalho ou no telefone celular.

7.Estilo de vida
LuckyCal é uma agenda para organizar compromissos sociais e eventos locais. Depois de importar contatos do Facebook, Gmail ou outro aplicativo, você pode acompanhar o que os seus colegas estão programando para a semana. Se você tem um dia livre na agenda, o LuckyCal pode até mesmo tentar agendar um encontro com os amigos do tempo de colégio.

Além disso, você pode marcar algumas bandas ou times de futebol como "favoritos", assim você será avisado sempre que houver um jogo ou um show perto de sua casa. Pena que o vencedor da categoria "Estilo de vida" só funciona nos EUA.

8.Produtividade
O TripIt ajuda você a organizar melhor suas viagens. Envie todas as suas confirmações de viagem, como passagens aéreas, hotéis e reservar de carro para o endereço "plans@tripit.com". Logo em seguida, você receberá uma mensagem com todos os seus destinos organizados em um bonito pacote. O serviço ainda anexa mapas de viagem e a previsão do tempo, para que você não seja surpreendido ao chegar a seu destino. Foi o destaque na categoria "Produtividade"

9.Varejo
O vencedor da categoria "Varejo" foi o Esty.com, um site que permite encontrar de vestidos e braceletes a sopas e brinquedos. A sacada foi integrar diversos vendedores em uma única página, garantindo assim a variedade de ofertas.

O destaque fica pela organização do Etsy, que transforma a tarefa de navegar a procura de um produto em uma atividade viciante. Não é à toa que o tráfego do site cresceu 170% nos últimos 12 meses e recebeu um aporte de 27 milhões de dólares da Union Square Ventures.

10.Widget
Isso você com certeza já deve ter visto: ao passar o mouse sobre um link, uma pequena janela se abre e você visualiza o conteúdo que está naquele endereço. Caso o conteúdo seja um vídeo, por exemplo, é possível assistir a uma versão reduzida, sem precisar deixar a página web por onde se navega. Esse recurso é um widget chamado Snap Shot e o vencedor da categoria "Widget" do "The Industry Standard Innovation 100 Awards".

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: