segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Android é vulnerável a ataque pelo browser, alertam pesquisadores

O sistema operacional Android, do Google, é vulnerável a ataques pelo browser, afirmam pesquisadores do Independent Security Evalutators.

O trio Charlie Miller, Mark Daniel e Jake Honoroff associou a falha ao fato de o Google não usar as versões mais atualizadas dos cerca de 80 diferentes pacotes open source que compõem o sistema aberto para celulares.

Isso quer dizer que a vulnerabilidade que afeta o primeiro celular com Android, o G1, da T-Mobile, foi encontrada e corrigida pelo pacote de software afetado. O Google, porém, usou uma versão mais antiga e ainda vulnerável do mesmo.

Os usuários do Android estão suscetíveis, caso visitem um site malicioso, a códigos maliciosos que podem ser rodados pelo browser. O grupo não fornecerá mais detalhes sobre a vulnerabilidade e não especificará qual pacote ela afeta até que o Google lance uma correção.

Os pesquisadores disseram, contudo, que a arquitetura de segurança do Android é muito bem construída e que o impacto do ataque é limitado. Embora seja viável roubar dados sensíveis, não é possível controlar outros aspectos, como discar do aparelho.

O Google foi notificado sobre a vulnerabilidade na semana passada e, segundo o grupo, está trabalhando para corrigi-la assim que possível.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: