segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Adote um vereador para chamar de seu

Houve muita política durante a Campus Party Brasil, travestida principalmente em incentivos inteligentes ao ciberativismo.

Durante a Campus Party Brasil, o âncora da CBN, Milton Jung, detalhou um projeto cuja idéia lançou durante o CBN São Paulo e que, pretende-se, ajude a incentivar a consciência política.



É o Adote um Vereador, que mistura wikis e blogs para que cidadãos se unam para fiscalizar os política. Além dos 33 minutos da palestra de Jung na Campus Party, ele detalha melhor o projeto junto a Everton Alvarenga.

O nome diz tudo: interessados se cadastram na wiki e escolhem um vereador da sua cidade que acompanharão pelos próximos 4 anos.

Não é surpresa que, entre todas as cidades disponíveis no wiki, São Paulo seja a mais adotada: 16 dos 55 vereadores já têm alguém em seus encalços.

Nomes mais conhecidos do público, como Agnaldo Timóteo (PR), Aurélio Miguel (PR) e Netinho de Paula (PC do B), já estão tomados e motivaram blogs como o Na Cola do Timóteo, o Adotei o Vereador Aurélio Miguel e o Alecir Macedo, respectivamente.

Quem colocou uma pitada de ciberativismo na política e esteve presente na Campus Party Brasil 2009 foi Soninha, que, após perder a corrida pela Prefeitura de São Paulo, assumiu a subprefeitura da Lapa e abriu novos canais de comunicação pela mídia social.

O principal deles é o blog GabineteSoninha, onde a ex-apresentadora detalha planos de mudança para a região e relata com uma transparência louvável o jogo de desconfiança e alianças que envolve a política de uma subprefeitura. Há também a conta do Twitter.



Soninha (que já falou sobre esse papel dos blogs no Podcast IDG Now!) participou do painel sobre o uso de mídias sociais nas eleições, disponível na íntegra pelo campuseiro Matheus Siqueira. Vale a pena ver ambos os vídeos na íntegra.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: