quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Você conhece a penetração de sua marca nas redes sociais?

Um dos grandes desafios atuais é medir a penetração de uma marca ou de uma estratégia nas mídias sociais, como blogs, microblogs, sites de relacionamento ou de compartilhamento de videos e imagens.

Um negócio em franca expansão no Brasil e no mundo são as agências que oferecem serviço de consultoria de mídia social e que medem a “conversa” nestes ambientes de forma quantitativa e qualitativa.

Algumas ferramentas, que começam a surgir pela web, permitem uma visão rápida da participação de sua marca nas mídias sociais. Quer saber a Coca-Cola é mais forte que a Pepsi nestes ambientes?

Teste o Vitrue, uma ferramenta bastante simples que gera um índice de mídia social e mostra quem tem uma forte presença na rede, a exemplo do que faz o Google Fight com as buscas.

Basta digitar um nome, uma frase ou uma palavra-chave que ela varre a web por blogs, microblogs, redes sociais e sites de compartilhamento de video e imagens para fazer a comparação.

É claro que não é uma ferramenta definitiva, nem precisa, mas vale a brincadeira e é um bom indício da polularidade de sua marca nas mídias sociais.

Ah, e o vencedor da disputa Coca-Cola versus Pepsi é ... Veja aqui.

Nenhum comentário: