terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Cavalo-de-troia atinge Macs com Photoshop CS4 pirata

A Intego, fabricante de software de segurança para Mac, relata que cópias piratas do Adobe Photoshop CS4 podem conter uma variante do cavalo de troia que apareceu em versões do iWork'09, da Apple, na semana passada.

O nome do malware é OSX.Trojan.iServices.B e afeta cópias do Photoshop baixadas em sites de pirataria. Segundo a Intego, "o instalador do Photoshop está limpo, mas o cavalo-de-troia aparece em um aplicativo para gerar um número de série para o programa".

O aplicativo instala um backdoor no diretório /var/tmp do Mac, copia um arquivo executável para /usr/bin/DivX e salva a senha de administrador root no arquivo /var/root/.DivX, segundo a Intego. Depois , ele monitora uma porta TCP randômica e tenta se conectar a dois endereços IP.

A Intego conclui que o criador do malware quer ser alertado por meio desse método e pode conseguir se conectar aos Macs afetados e realizar ações remotamente. "O cavalo-de-troia pode também baixar novos componentes para um Mac infectado", diz a fabricante.

Como sempre, o melhor método de prevenção é não baixar arquivos de fontes desconhecidas.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: