sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Nvidia prevê netbooks de US$ 99 com integração dos chips Tegra

A Nvidia mudou sua estratégia nesta quinta-feira (08/01) ao afirmar que esperar integrar seus chips Tegra em aparelhos móveis como netbooks.

A companhia já está trabalhando com fabricantes de PC para criar um netbook baseado no Tegra, afirmou o presidente e CEO da empresa, Jen-Hsun Huang, durante a Consumer Eletronics Show (2009).

A incorporação do Tegra à plataforma pode derrubar o preço de netbooks para abaixo dos 100 dólares, beneficiado também pela queda no preço de outros componentes.

"Vejo netbooks entre 99 dólares e 199 dólares", afirmou.

Anunciado no começo de 2008, o Tegra junta em um único chip um núcleo de processamento, gráficos GeForce e outros componentes. A linha de produtos incluirá o Tegra 600, rodando a 700 MHz, e o Tegra 650, rodando a 800 MHz.

O "sistema em um chip", como é chamado pela Nvidia, tem o tamanho de uma moeda e começará a chegar às prateleiras no segundo semestre de 2009.

Os chips Tegra poderiam ser usados para fazer com que os aparelhos móveis rodassem aplicações online, segundo Huang, o que os separaria dos laptops, voltados para fornecer a experiência completa.

O plano da Nvidia de colocar o Tegra em netbooks poderá dar à empresa participação em um mercado crescente tanto em modelos como em rivais.

As vendas de netbooks em 2008 atingiu 14 milhões de unidades, com estimativa de crescer neste ano mesmo com a crise econômica, de acordo com a DisplaySearch.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: