quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Falha no sistema de bordo do Hubble impede envio de imagens do espaço

Um problema sério nos computadores dentro do Telescópio Espacial Hubble está evitando que dados sejam enviados para a Terra, forçando o atraso em reparos que uma nave fariz no observatório.

Cientistas da NASA anunciaram nesta terça-feira (30/09) que a unidade de formatação e controle de dados "falhou totalmente" dentro do Hubble no sábado.

O Science Data Formatter foi criado para colher informações de cinco instrumentos da nave, formatá-los em pacotes e enviá-los à Terra com velocidade de 1 Mbps. Sem o computador, o Hubble não consegue executar projetos planejados anteriormente.

O responsável pelo programa Hubble Space Telescope, Michael Moore, afirmou que o computador com problema, que está em órbita há 18 anos e meio, foi criado pela IBM na década de 70 e construído pela Fairchild Camera and Instrument na década seguinte.

"Não há nada de jovem no nosso sistema", afirmou Moore.

Moore afirmou também que, pelo seu ponto de vista, o problema no computador é o pior que o Hubble sofreu desde que entrou em órbita. Esta é o primeiro problema de mau funcionamento que exigiu a instalação de um sistema substitutivo.

Cientistas da NASA estão trabalhando para que os sistemas redundantes onboard do Hubble pare seus serviços até que a segunda nave chegue com um sistema substitutivo. A NASA adiou a missão de reparação de outubro para fevereiro ou abril do próximo ano para aprontar um novo sistema.

"Sabemos que a unidade roda em uma temperatura relativamente alta em comparação a outros componentes e altas temperaturas tendem a acelerar qualquer processo de degradação", afirma Preston Burch, diretor do Hubble dentro do Goddard Space Flight Center da NASA.

"(A falha) pode ter relação então com temperatura, mas, de novo, após 18 anos e meio em operação contínua na órbita terrestre, esta é uma performance excepcional. Ainda não sabemos a localizaçãoprecisa da falha e não saberemos até trazermos o Hubble do espaço para o chão".

Segundo Moore, alternar o sistema remotamente deverá demorar cerca de 10 horas e técnicos esperam realizar o trabalho na próxima semana.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: