quinta-feira, 2 de outubro de 2008

São Paulo sediará fábrica de semicondutores de R$ 2 bilhões

A cidade de São Carlos, no Estado de São Paulo, vai receber uma fábrica de semicondutores, joint venture entre a Symetrix e o Grupo Damha.

Com investimento previsto de 2 bilhões de reais, a fábrica é uma parceria entre a Symetrix, a Panasonic e um grupo de empresários estrangeiros. A planta ficará no Parque Eco-Tecnológico Damha e deve gerar 700 empregos diretos.

Serão fabricados na planta chips de memória para “cartões inteligentes”, usados em bilhetes de transporte público, telefonia celular, TV digital e movimentações bancárias.

O Estado de São Paulo disputou com Pernambuco e Rio de Janeiro para ser escolhido como sede do projeto, conforme antecipou o Computerworld em janeiro deste ano.

Mais detalhes sobre o projeto serão divulgados em um encontro coma impresa nesta quinta-feira (02/10), às 11h00.

A Symetrix Corporation é uma companhia norte-americana fundada em 1986, que possui mais de 180 patentes na área de microeletrônica e as licencia para fabricantes no Japão, Coréia do Sul, Estados Unidos e Europa.

A empresa afirma que esta é a primeira fábrica de semicondutores do Brasil. Contudo, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) disse, por meio da sua área de comunicação, que o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), em Porto Alegre, é o primeiro pólo de semicondutores nacional. A inaguração do Ceitec está prevista para o final do ano.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: