quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Biorreator transforma resíduo da produção de etanol em adubo

Um biorreator aeróbio possibilitou a degradação da vinhaça em mais de 80%, tornando o líquido adequado para ser utilizado na adubação da cana-de-açúcar.

O equipamento está sendo desenvolvido nos laboratórios do Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba.

Vinhaça

A vinhaça é um resíduo obtido após o processo de produção do etanol a partir da fermentação do mosto (o caldo proveniente da cana-de-açúcar prensada) e da destilação do vinho proveniente da cana.

"O tratamento do líquido no equipamento é feito utilizando-se fungos da podridão branca. Alguns deles são classificados como comestíveis, como os pertencentes ao gênero Pleurotus", explica o biólogo Luiz Fernando Romanholo Ferreira.

De acordo com o pesquisador, o equipamento traz duas vantagens em relação aos métodos tradicionais de tratamento da vinhaça: além de gerar um produto mais adequado para a adubação, os fungos poderão servir para a alimentação animal.

"Estudos sobre tais aspectos ainda deverão ser feitos, mas ao que tudo indica, os fungos poderão ser reaproveitados para a alimentação animal", diz Romanholo, que trabalhou em conjunto com a pesquisadora Regina Teresa Rosim Monteiro.

Romanholo explica que a vinhaça obtida no processo de produção do etanol é rica em potássio e, usada na fertirrigação, pode percolar no solo e contaminar o lençol freático quando aplicada de maneira inadequada. "Ao consumir a água contaminada, a pessoa poderá adquirir algumas doenças, como a hipercalemia, caracterizada pelo nível de potássio acima do normal na corrente sanguínea", explica.

Biorreator

Os experimentos com o biorreator também possibilitaram a obtenção de um líquido com um odor mais agradável. Normalmente, a vinhaça sem tratamento possui cheiro forte e ácido e uma coloração marrom escura.

Como explica o biólogo, a melanoidina contida na vinhaça é um dos principais responsáveis pela sua cor. "Os fungos atuam na descoloração e o produto obtido após a degradação no biorreator apresenta uma cor clara, amarelada", descreve Romanholo.

Ele explica que os fungos são capazes de produzir enzimas de interesse biotecnológico, como a lacase e a manganês peroxidase, que possuem a capacidade de degradar moléculas recalcitrantes, de difícil de degradação, presentes no resíduo.

As pesquisas de Romanholo possibilitaram o desenvolvimento de um biorreator (do tipo Air-lift) em escala laboratorial, que tem a capacidade de tratar 7 litros de vinhaça - em uma usina de etanol, cada litro de álcool gera entre 8 e 18 litros de vinhaça.

"Em testes laboratoriais obtivemos sucesso. Pretendemos ainda este ano desenvolver um reator em escala piloto. Para tanto, esperamos contar com a cooperação de usinas produtoras de etanol que tenham interesse em agregar valor a este importante resíduo", anuncia o biólogo.

Tratamento da vinhaça

Nos tratamentos convencionais do líquido, segundo o pesquisador, ainda não se obteve uma vinhaça tão limpa. "Testamos inclusive a toxicidade após o tratamento fúngico com organismos aquáticos de diferentes níveis tróficos e os resultados foram excelentes", garante Romanholo.

Além disso, segundo ele, as qualidades da vinhaça após o tratamento biológico visam atender a uma norma estabelecida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A entidade recomenda o tratamento da vinhaça antes da mesma ser lançada ao solo para a fertirrigação.

Nenhum comentário: