Patryk Cieslak e seus colegas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Cracóvia construíram a primeira roda robótica auto-estabilizada.
O chamado "robô uniciclo" tem sido desenhado em todos os quadrinhos e filmes de ficção científica.
Na prática, porém, nenhuma tentativa tinha logrado êxito até agora.
O desafio está em construir uma roda que consiga parar de pé, sem qualquer tipo de apoio, e se movimentar autonomamente sem cair.
Um robô que se sustente sobre uma roda assim terá uma mobilidade imbatível, capaz de se movimentar em qualquer espaço onde ele consiga entrar.
Todo o robô de Cieslak está acondicionado dentro de uma única roda: seu motor, bateria e controles permanecem estacionários no centro da roda, enquanto um pneu de borracha gira pelo lado de fora.
Roda auto-estabilizada
O equilíbrio da roda robótica é dado por um peso móvel que se desloca para as laterais da roda para alterar o equilíbrio do uniciclo.
Se a roda começa a cair para a direita, por exemplo, três sensores detectarão o movimento: um inclinômetro para detectar a inclinação, mais um acelerômetro e um giroscópio para detectar mudanças de direção.
Os sinais dos três sensores são enviados para um circuito de controle, que move o peso para o outro lado, para funcionar como contrapeso.
Fazendo esses ajustes várias vezes por segundo, o sistema mantém a posição vertical das rodas.
Visão e navegação
"Há muitos usos potenciais para este tipo de robô por causa de seu corpo fino, da construção simples, boa mobilidade e tração, e a eficiência de usar apenas uma roda," diz Cieslak.
Ele contou que o próximo passo é controlar o rolamento do robô, possivelmente usando o mesmo sistema de peso móvel para dar direção ao robô conforme ele se move, antes de equipá-lo com visão e sensores extras que permitirão que ele navegue autonomamente.
Fonte: New Scientist
Nenhum comentário:
Postar um comentário