terça-feira, 14 de junho de 2011

Dicas: Cinco ferramentas gratuitas para proteger seu PC

Continuamos vasculhando a web para encontrar os melhores utilitários para facilitar o seu dia-a-dia no PC. Hoje vamos mostrar cinco ferramentas para deixá-lo mais seguro, seja protegendo contra vírus e ataques ou organizando as senhas para seus sites favoritos. Aproveite, é tudo grátis!

Segurança simplificada: ficamos impressionados quando analisamos uma versão beta do Microsoft Security Essentials 2 no início deste ano, e agora que o produto final está disponível para download, nossa admiração só cresceu. Com proteção anti-vírus e anti-spyware e firewall integrado, o Security Essentials provê proteção sólida contra as ameaças mais comuns sem prejudicar o desempenho de seu PC ou incomodá-lo com lembretes de atualização.

Mantenha o software em dia: agora que quase qualquer aplicativo em um PC pode acessar a Internet, há dezenas de furos de segurança em potencial em nossos sistemas. O Secunia Personal Software Inspector (PSI) ajuda a reduzir os riscos procurando por atualizações de segurança em todos os programas instalados em seu computador. Quando o executei, o PSI encontrou sete programas desatualizados em minha máquina e me indicou onde baixar as atualizações necessárias. Me sinto muito mais seguro.

Exterminador de arquivos: quando você “apaga” um arquivo de seu computador, o sistema operacional apenas marca o espaço ocupado por ele como “vazio” e eventualmente o reutiliza. Mas há ferramentas que podem recuperar estes arquivos “apagados”, o que pode expor informações se seu computador cair nas mãos de pessoas mal-intencionadas. Para apagar realmente os arquivos use o Eraser, um utilitário que usa técnicas aprovadas pelo departamento de defesa dos EUA para se fazer a tarefa, sobrescrevendo os dados sucessivamente até que estejam irreconhecíveis e irrecuperáveis.

USB seguro: você confia naquele pendrive que seu amigo quer plugar no seu PC? Se você usa o Panda USB Vaccine, não precisa se preocupar: este utilitário neutraliza ameaças comuns que chegam através de pendrives e discos removíveis, e impede que o malware “pule” para seu HD.

Guardião das senhas: você quer usar seus sites favoritos sem ter de ficar lembrando uma dúzia de senhas diferentes por dia? Em vez de usar a mesma senha em todos eles (o que é um tremendo risco de segurança) experimente o LastPass, um utilitário que armazena as senhas de todos os seus sites favoritos protegidos por uma “senha mestra” de sua escolha.

Ele se integra ao Internet Explorer, Chrome, Firefox e Safari, pode preencher formulários de login para você e tem uma ferramenta para geração automática de senhas seguras. Usuários da versão Premium (que custa apenas US$ 1 por mês) também tem acesso a aplicativos para Android, iOS, Symbian, Windows Phone e Blackberry. É essencial.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: