Após a ligação, o editor bloqueou imediatamente o número e checou a lista de usuários denunciados por abuso, no Skype Report Abuse, e mais de 100 perfis foram encontrados.
“Algumas contas eram legítimas, usadas para suporte online de empresas. Mas dezenas eram exatamente iguais a que me ligou”, afirma Dan Tynan. Esses usuários usam nomes gerados aleatoriamente, como "draimxconlinek1" ou "dreimdcimcvixmc".
Os usuários por trás disso desenvolveram um mecanismo sofisticado para que a ligação não fique armazenada no histórico do programa, comprometendo os padrões do Skype.
Muitos internautas registraram ligações do “suporte online” em páginas como Yahoo Answers. Apesar de não estar mais no ar, algumas pessoas conseguiram acessar o site www.golsg.com, onde foram orientadas a fazer o download de um “software de segurança” que, na verdade, infecta computadores com programas nocivos.
No Yahoo Answers, o usuário Zeke escreveu: “Não entre neste site! Baixei o programa em um computador seguro (sem Internet e com alguns contatos, e-mails e senhas falsos salvo no Firefox). Ao monitorar o andamento do programa, percebi que ele estava roubando dados e tentando enviar o site infectado para os contatos armazenados. Quando reiniciei o Windows, nada mais funcionou corretamente. Felizmente, aquele era um computador isolado com backup, portanto, consegui restaurá-lo”.
Muitas pessoas estão em risco. O número de perfis falsos no Skype é suficiente para ser atrativo para novos usuários.É preciso saber o que o Skype está fazendo para resolver o problema. Tynan denunciou esses diversos números que cometeram abusos há trêsa dias. Mas, ao pequisar, é possível ver mais desses perfis falsos, não menos.
A segurança do Skype é algo com que devemos nos preocupar, caso o voice spam se torne a próxima epidemia de malwares.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário