sexta-feira, 13 de julho de 2012

"Cooler" aerodinâmico retira calor silenciosamente

Uma nova tecnologia para extração de calor está mostrando potencial para alterar dramaticamente diversas áreas, dos aparelhos de ar-condicionado ao esfriamento dos processadores de computador.

O protótipo, em pequena escala, conseguiu reduzir muito a energia necessária para resfriar os processadores de computador.

Mas os estudos indicam que ele pode ser fabricado em escala maior, servindo também para áreas com muito mais calor.

Jeff Koplow, dos Laboratórios Sandia, chama sua invenção de "trocador de calor com rolamento de ar".

Trocador de calor rotativo

Os computadores hoje usam dissipadores fixos - peças metálicos cheias de aletas, para aumentar sua área superficial - em conjunto com um ventilador ou exaustor, que retira o ar aquecido em volta do dissipador.

O novo trocador de calor, ao contrário, possui uma estrutura rotativa, que movimenta todo o ar em volta, transferindo o calor de forma muito mais eficiente.

O grande gargalo para a retirada do calor dos chips - ou de qualquer outra superfície metálica - é a camada de "ar morto", que circunda as aletas de refrigeração.

Essa camada limite de ar estagnado normalmente envolve as aletas de arrefecimento.

Usando uma estrutura com aletas que giram continuamente, essa camada de ar é submetida a um poderoso efeito centrífugo de bombeamento, fazendo com que a espessura da camada de "ar morto" torne-se 10 vezes mais fina do que nos sistemas atuais.

Essa redução permite uma melhoria dramática no desempenho do arrefecimento, mesmo usando um "cooler" muito menor.

Aerodinâmica

Outra vantagem do novo projeto está na forma como as aletas de refrigeração foram desenhadas, permitindo que elas "cortem" o ar com muita eficiência.

Essa melhor aerodinâmica se traduz em um funcionamento extremamente silencioso.

Segundo Koplow, se a tecnologia for utilizada em sistemas de ar-condicionado, ela permitirá uma economia geral de energia desses equipamentos de até 7%.

Nenhum comentário: