sexta-feira, 13 de julho de 2012

Foi infectado? Veja como usar ferramentas antivírus no Facebook

Você já pode ter sido uma vítima antes: um malware, disfarçado de post ou aplicativo do Facebook que instigou seu clique, seja por curiosidade ou ingenuidade. Entretanto, o Facebook passou a oferecer opções gratuitas para os usuários que acham que suas máquinas foram infectadas ou que tiveram suas contas comprometidas.

Anteriormente, caso você suspeitasse que um arquivo malicioso tivesse sido instalado em seu dispositivo, era preciso executar um programa de antivírus em seu dispositivo ou esperar até que o site identificasse a ameaça e corrigisse o problema. Com a atualização mais recente da rede social, você pode obter sozinho um antivírus gratuito para analisar e limpar seu sistema. Para obter tal resultado, o Facebook fez uma parceria com a Microsoft para oferecer o Security Essentials e com a McAfee, para prover o Scan e Repair da empresa.

De acordo com Facebook, a opção da McAfee baixa um pequeno programa no Windows para realizar um scan em seu sistema em busca de malwares, e não interfere com seu antivírus existente ou em outros produtos de segurança que já estejam instalados. Depois da busca, o software dá a opção para remover automaticamente ou manualmente arquivos que foram sinalizados como maliciosos.

Já o Microosft Security Essentials é um produto completo. Uma vez instalado, ele irá adicionar o antivírus ao computador, e protegerá o sistema e será atualizado com os pacotes de atualização fornecidos pela Microsoft.

A partir deste link, você pode acessar a página do Facebook com as opções de segurança, com todos os detalhes dos produtos (em inglês). Depois de clicar no produto desejado, você será direcionado para uma página na qual deverá inserir sua senha e confirmar a opção que diz que sua conta foi invadida. Como medida de segurança, seu perfil será temporariamente bloqueado, e o Facebook irá redirecioná-lo para o site de download do produto de segurança.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: