quarta-feira, 18 de julho de 2012

Substância natural produz protetor solar fotoativo

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP estão estudando um fotoprotetor inédito, com vários benefícios em relação aos protetores solares vendidos no comércio.

O novo produto oferece mais proteção solar e tem ação antioxidante, tendo em sua composição a substância natural rutina.

A rutina é encontrada em árvores de pequeno e médio porte nas regiões brasileiras do cerrado e da caatinga. A substância também está presente na cebola, na uva e no vinho tinto.

Já utilizada como antioxidante, a rutina também previne contra danos dos raios ultravioletas.

Flavonoide

"A rutina é um flavonoide , tradicionalmente utilizado como antioxidante e vasoprotetor, que eleva o tônus venoso e reduz a hipermeabilidade capilar e a formação de edemas. Ela também atua na prevenção dos danos causados pela radiação ultravioleta," explica o professor André Baby.

Os resultados indicam que o flavonoide teve a tendência de não penetrar o estrato córneo da epiderme, mantendo-se na superfície da pele.

Isto levou os pesquisadores a usar a rutina como adjuvante dos sistemas de protetores solares, já que ela apresenta estrutura química semelhante à dos filtros solares comerciais, e tende a não ser absorvida pela pele.

Protetores solares fotoativos

De acordo com o professor Baby, as propriedades da rutina identificadas por ele e seus colegas contribuíram fortemente para sua aplicação em protetores solares denominados protetores fotoativos.

"Eles apresentarem vantagens significativas no desempenho do produto com a incorporação da substância de origem natural", destaca.

Para Maria Valéria Robles Velasco, que participou das pesquisas, o desenvolvimento e a análise dos fotoprotetores bioativos estão em harmonia com a tendência mundial da utilização de substâncias de origem natural em produtos cosméticos.

"Ao mesmo tempo, elas funcionam como estratégia para elevação ou manutenção da eficácia fotoprotetora, mesmo com a redução da proteção dos filtros solares convencionais", aponta.

Filtros solares

A etapa atual da pesquisa está sendo direcionada para a associação do flavonoide com os filtros solares tradicionais como o p-metoxicinamato de metila, a benzofenona-3, o octocrileno e avobenzona, entre outros.

O próximo passo da pesquisa será a determinação da eficácia do protetor solar natural em seres humanos.

Fonte: USP

Nenhum comentário: