sábado, 28 de julho de 2012

Fotografia termal mostra nível de gordura boa no corpo

Pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram uma técnica inovadora para detectar a gordura marrom no corpo.

Também chamada de "gordura boa", a gordura marrom ganhou recentemente uma companheira, a gordura bege, que também é capaz de queimar energia, em vez de armazená-la.

A Dra. Helen Budge e seus colegas descobriram que não é necessário fazer exames invasivos ou coletas de tecidos para ver quanto uma pessoa possui de gordura boa.

Basta fazer uma fotografia que mostra o calor do corpo, usando o chamado imageamento termal, um tipo de câmera normalmente usado para vigilância e para observações científicas.

Reservas de gordura boa

Como é queimadora de energia, a gordura marrom gera 300 vezes mais calor do que o tecido adiposo comum - isso é mais calor do que qualquer outro tecido no corpo.

Assim, fazendo uma imagem termal - uma imagem que mostra o calor emanado do corpo - é possível medir com precisão a quantidade de gordura marrom presente no organismo.

Quanto mais gordura marrom uma pessoa possui, menor é a chance de que ela transforme o alimento em novas reservas de gordura e ganhe peso.

Índice termogênico

"Esta técnica completamente não-invasiva poderá desempenhar um papel crucial na nossa luta contra a obesidade.

"Potencialmente, poderíamos adicionar um índice termogênico aos rótulos dos alimentos para mostrar se o produto vai aumentar ou diminuir a produção de calor na gordura marrom.

"Em outras palavras, se o alimento vai acelerar ou diminuir a quantidade de calorias que queimamos," disse o professor Michael Symonds, principal autor do estudo.

Os pesquisadores afirmam que agora vão usar sua nova técnica para investigar intervenções destinadas a promover a queima de energia na forma de calor, por sua vez impedindo o ganho de peso, tanto em crianças como em adultos.

Nenhum comentário: