terça-feira, 10 de julho de 2012

O yacon (ou Smallantus sonchifolius, planta da família Asteraceae) é uma fonte rica em prebióticos - que favorecem a expansão de uma microbiota mais adequada - e de inulina.

A inulina é uma fibra alimentar e funcional solúvel, encontrada naturalmente em mais de 36 mil plantas, existente em quantidades significativas em vegetais como a alcachofra, o aspargo e o alho-poró, entre outros.

A planta tem sido estudada pelo fato de conter fruto-oligossacarídeos (FOS), um tipo de açúcar que o organismo é praticamente incapaz de absorver, mas que possui importantes aplicações sobretudo na microbiota do cólon.

"Estudos feitos ao longo desses anos com outras plantas provaram que o FOS ajuda a reduzir as taxas de açúcar no sangue, o colesterol", explica a pesquisadora Grethel Teresa Choque Delgado, de origem peruana, atualmente desenvolvendo pesquisas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Oligossacarídeos

De acordo com Gláucia Maria Pastore, orientadora da pesquisa, os oligossacarídeos não são só fibras. São também substâncias que denotam ser bastante diferenciadas em auxiliar o organismo humano.

Daí o valor de se buscarem outros oligossacarídeos, a fim de avançar na prevenção de doenças e na elucidação dos mecanismos que põem em funcionamento o trato gastrointestinal principalmente.

"É preciso descobrir mais a respeito da sua relevância para a imunidade. Isso porque, quando o sistema imune está atuante, a saúde com certeza está em perfeitas condições", resume.

Grethel concentrou suas atenções justamente nas questões imunológicas associadas com o consumo do yacon.

Yacon

O yacon é uma raiz, consumida há milênios pelos povos indígenas da era pré-colombiana.
Ela é comercializada como um tipo especial de batata que lembra o inhame e reúne a mesma textura e gosto de uma pera d'água (de polpa mais delicada).

A batata yacon apresenta altos teores de água e de açúcares, apesar de possuir um baixo teor calórico.

Este fato fez com que ela fosse de certa forma negligenciada por muito tempo, uma vez que não representava um alimento capaz de fornecer energia suficiente ao trabalho árduo das frias regiões andinas.

Proteção contra inflamações

O estudo demonstrou que o yacon tem propriedades prebióticas, uma vez que o consumo da dieta à base de yacon elevou os níveis de IgA intestinal - anticorpo responsável pela proteção da camada epitelial do intestino na ausência de infecção.

A alimentação contendo os FOS, informa Grethel, é capaz de prevenir, ainda que parcialmente, o desenvolvimento de reações inflamatórias no trato intestinal.

Os animais alimentados com uma dieta de farinha de yacon tornaram-se menos suscetíveis ao desenvolvimento de sintomas clínicos de colite experimentalmente induzida pelo ácido TNBS, salienta.
O benefício do seu consumo é que a planta modula o crescimento de bactérias saudáveis no intestino, devido à convivência "pacífica" entre bactérias e lactobacilos.

A pesquisadora esclarece que, no organismo humano, existe uma variedade de microrganismos putrefativos e, para auxiliar o intestino, é preciso provocar um ambiente saudável através de certo tipo de microbiota. É aí que entram os prebióticos, que acabam atuando como fator de crescimento de bactérias 'benfazejas'.

Nenhum comentário: