quarta-feira, 18 de março de 2009

Existem programas para testar firewalls?

Os mais comumente conhecidos são os que realizam algum teste no firewall por meio da rede. O ShieldsUp! é o mais popular dessa categoria, destinada a usuários domésticos. Trata-se de um site que tenta realizar uma série de conexões no seu computador, tentando obter informações a respeito das 'portas' que estão abertas ou camufladas e, em alguns casos, também dos programas que estão em execução.

Nesse caso, nenhum programa precisa ser baixado ou instalado para fazer o teste; embora existam sim programas para isso, você provavelmente não quer nada com eles, a não ser que seja um técnico ou especialista em segurança.

O segundo tipo software para teste de firewalls são executados localmente e tentam identificar os chamados “vazamentos”. Enquanto os testes de rede tentam verificar se o firewall está protegendo seu sistema contra ataques remotos (que partem de um invasor externo), esses outros apontam a capacidade do firewall de impedir que algum programa em execução no computado envie dados para a internet sem a devida autorização.

O site Firewall Leak Tester, especializado no assunto, possui uma extensa lista de aplicativos que tentam obter uma conexão com a internet de formas indiretas, burlando alguns firewalls.

Se você quiser realizar esses testes, não pode esquecer de alguns detalhes muito importantes.

No caso de testes via rede, um modem ADSL configurado em modo roteador ou provedor de internet via rádio que não fornece endereços IP válidos irá interferir com o teste e inutilizá-lo completamente. Isso acontece porque o modem ou o provedor – conforme for o caso -- fica de “ponte” entre o sistema do usuário e a internet, efetivamente sendo o receptor de qualquer conexão e protegendo o computador como um firewall simples faria.

Já nos testes de vazamento, é importante lembrar que esses só são relevantes para quem tem interesse em autorizar o acesso à Internet de cada aplicativo. Além disso, eles só valem se alguma praga digital conseguir se alojar no sistema -- o que é algo muito indesejado por si só. Muito provavelmente, em vez de tentar burlar o firewall, o vírus pode desativá-lo por completo, a não ser que uma conta limitada esteja em uso.

Nenhum comentário: