quarta-feira, 18 de março de 2009

QR Code: confira aplicações do código de barras na internet e no celular

É fato que se você perguntar para seus pais o que é um QR Code, a chance deles saberem o que é e para que serve são mínimas, porém, para quem está alinhado com as "novidades" do mundo tecnológico, a chance de já terem visto uma "imagem" como a que está abaixo é bem maior.

O QR Code, que significa Quick Reponse Code, é um código bi-dimensional que tem algumas características bacanas em relação ao primitivo código de barras tradicional. Entre elas podemos citar a possibilidade de serem colocadas mais informações e a facilidade de leitura e interpretação por dispositivos que possuem uma câmera digital VGA (e o aplicativo para interpretar). Quantas vezes você já tentou pagar um conta usando o código de barras e teve que digitar todos aqueles números porque o leitor não conseguiu interpretar o código?

O código bi-dimensional foi criado em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave e, no início era mais usado na indústria automotiva. De 2003 para cá, vem sendo usado em diversos tipos de aplicação e, obviamente na Web também têm aparecido ideias bem interessantes.

Os celulares mais atuais com câmeras de vídeo têm vindo com um aplicativo que interpreta um QR Code depois que você tira uma foto do código. Veja este exemplo que mostra como se usa um celular para fazer a leitura de um QR Code. Aqui também é possível ver uma nerd :-) que coloca um QR Code com uma mensagem em um tecido.

É possível armazenar 7089 números ou 4296 caracteres em uma imagem. Para você testar e criar o seu próprio QR Code, é bem fácil. Na Web existem alguns geradores de QR Codes como o QRcoder e o Kaywa QR-CODE.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: