segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Golpes globais de phishing visam usuários brasileiros, aponta estudo

O serviço de pagamentos online PayPal foi o principal alvo dos golpes globais de phishing em 2010, mas sites conhecidos dos brasileiros, como os do banco Bradesco e a rede social Orkut, também aparecem entre os mais visados.

Os dados são da OpenDNS, maior provedora de serviços de DNS do mundo, e foram coletados a partir do tráfego gerado pelos usuários globais da empresa.

Além de aparecerem na lista de phishing, os sites sociais também lideram a lista de sites bloqueados pelos usuários corporativos da empresa.

“A Internet social marcou o ano de 2010, e esta tendência está refletida nos dados que coletamos na OpenDNS”, afirmou o CEO e fundador da empresa, David Ulevitch, no comunicado que apresentou o estudo.

Mais bloqueado
Segundo o relatório OpenDNS 2010 Report Web Content Filtering and Phishing, o Facebook é, ao mesmo tempo, o site mais bloqueado e o segundo mais presente nas listas de permissão de acesso (whitelist).

Na ‘lista branca’ de sites permitidos, o YouTube lidera, sendo a escolha de 12,7% dos clientes; Facebook vem em segundo, com 12,6%, e Gmail.com, com 9,2%.

A lista de sites que costumam ter carta branca dentro das empresas inclui ainda o Translate.google.com, LinkedIn.com, Skype.com e o Deviantart.com.

Mais de 14% de todos os usuários que bloqueiam site escolheram bloquear o Facebook, aponta a OpenDNS. Facebook, MySpace e YouTube foram os sites mais bloqueados pelas empresas. A ‘lista negra’ inclui ainda o Twitter.com (2,3%), Limewire.com (1,3%) e Playboy.com (1,2%).

Phishing em alta
Já o site que mais foi alvo de golpes de phishing, segundo a OpenDNS, foi o da empresa de meios de pagamento PayPal. O número de ocorrências envolvendo o PayPal foi nove vezes maior que o do segundo colocado, o Facebook.

Cerca de 45% de todas as tentativas de phishing detectadas pela empresa em 2010 envolveram o PayPal. O Facebook foi alvo de 5,3%, enquanto o HSBC Group aparece em 4,1% dos casos detectados. O banco brasileiro Bradesco aparece em sexto lugar, com 1,9% dos casos, atrás do Internal Revenue Service (a Receita Federal americana), com 3%, e à frente do Orkut (1,7%).

Além disso, das dez marcas mais vítimas de phishing, cinco são associadas a games online e sociais: Facebook, World of Warcraft, Sulake Corporation, Steam e Tibia.

Países hospedeiros
Embora os golpes com as marcas Bradesco e Orkut indiquem que os cibercriminosos tenham os brasileiros como um de seus alvos principais, o País não aparece na lista da OpenDNS dos que mais hospedam sites de phishing.

A lista dos dez mais é liderada pelos Estados Unidos (53,8%), seguido por Alemanha (6,3%), Canadá (5,2%) e Reino Unido (4,8%). Dos países do BRIC, apenas Rússia (2,9%) e China (2,8%) estão presentes.

A OpenDNS afirma receber 30 bilhões de pesquisas a suas bases DNS por dia. Mais de 1% de todos os usuários de Internet de todo o mundo utilizam os serviços da empresa para resolução de DNS.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: