sábado, 15 de janeiro de 2011

Google libera aplicativo que traduz conversas por celular em tempo real

Para comemorar o primeiro aniversário do Google Translate para celulares com sistema operacional Android, o Google lançou a versão alfa, ainda em testes, do “Conversation Mode”. A ferramenta traduz, em tempo real, conversas feitas entre duas pessoas que falam línguas diferentes.

Ao conversar, por exemplo, com uma pessoa que só fala e entende alemão, um usuário brasileiro diria sua frase em português e ouviria o aparelho traduzir o trecho para alemão. Depois, o interlocutor diria uma frase em alemão, que seria traduzida para o português pelo telefone.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas em inglês e espanhol. Como a ferramenta ainda está em testes, algumas falhas podem ser percebidas devido aos diferentes sotaques, ruídos e fala rápida. O programa já havia sido demonstrado na Feira de Telecomunicações (IFA) de Berlim, em 2010, e agora chega aos usuários de smartphones com Android.

Durante a feira, em setembro, o presidente do Google, Eric Schmidt, disse que a criação de um telefone que funcione como "peixe de Babel" (referência ao tradutor automático do universo fictício do "Guia do Mochileiro das Galáxias", do escritor britânico Douglas Adams) é o próximo passo na busca do que ele chamou de "humanidade aumentada".

Fonte: G1

Nenhum comentário: