sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Comcast limita a 250 GB o tráfego de dados mensal de usuários

O provedor de banda larga Comcast, dos Estados Unidos, limitará a 250 GB o tráfego de dados mensal de seus clientes a partir do dia 1º de outubro, anunciou a empresa nesta quinta-feira (28/08).

Quando os usuários ultrapassarem o tráfego imposto, a Comcast solicitará que interrompam seu uso. Se o cliente ultrapassar o limite de download por seis meses seguidos, o serviço será suspenso por 1 ano.

Atualmente, a Comcast entra em contato com usuários que congestionam a banda da empresa e ameaça suspender suas contas caso não desacelerem seu uso - mas, até então, não tinha um limite estabelecido, explica o diretor de comunicação do provedor, Charlie Douglas.

No início de agosto, a Federal Communications Commission (FCC), órgão que regulamenta as telecomunicações nos EUA, deu o prazo de um mês para que o provedor interrompesse a prática de traffic shaping.

O novo sistema de controle da banda afetará menos de 1% dos clientes da Comcast, segundo Douglas. “Estes usuários estão usando tanta banda que degradam a experiência de outros usuários”, adicionou.

De acordo com o provedor, um usuário padrão da Comcast usa cerca de 2 GB a 3 GB de banda por mês. Para alcançar o limite de 250 GB, seria preciso enviar 50 milhões de e-mail, baixar 62.500 músicas ou 125 filmes.

A idéia da Comcast é reduzir a ‘prioridade’ dos heavy users durante horários de congestionamento - baixar sua velocidade de conexão por cerca de 20 minutos.

Órgãos que defendem a neutralidade da internet preferem esta atitude ao bloqueio sistemas, como o BitTorrent.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: