quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Fujitsu anuncia versão do processador Sparc64 com oito núcleos

A Fujitsu afirmou que está desenvolvendo uma nova versão de oito núcleos do seu processador Sparc64.

Takumi Maruyama, gerente de desenvolvimento de servidores, comentou brevemente sobre o novo chip no final de uma apresentação na conferência Hot Chips em Palo Alto, Califórnia. Ele deu poucos detalhes e não confirmou quando o chip entrará no mercado.

O processador vai suceder a versão de quatro núcleos Sparc64 VII lançada em servidores pela Fujitsu e Sun em julho passado. Os servidores Sparc Enterprise usam chips da Fujitsu e sistema operacional Solaris 10 da Sun. As empresas desenvolvem os sistemas juntos, mas os vendem separadamente.

Com o nome código de Venus, o novo processador vai ser feito em um processo de 45 nanômetros, definiu Maruyama, um passo á frente do 65 nanômetros usado pelo quad-core Sparc64 VII.

O Venus vai ter controle de memória dentro do chip e promete oferecer picos de throughput de 128G flops, definiu o executivo. Ele disse que será um chip para a era da "computação na escala peta."

"Espero que possa contar mais sobre o chip no ano que vem," acrescentou Maruyama.

O chip deve ser bem recebido pela Sun, já que a empresa confirmou que o seu próprio processador Rock não vai ser vendido até a segunda metade de 2009, um ano além do prazo original. Atrasos no desenvolvimento e problemas financeiros estão gerando rumores de que a Sun está prestes a ser adquirida.

O Rock é o processador de 16 núcleos que a Sun classificou como uma melhoria dramática no design de chips. A empresa promete que ele vai garantir níveis altíssimos de paralelismo.

Sun disse que o chip vai oferecer desempenho na velocidade da luz para bancos de dados e outras aplicações empresarias. Contudo, a novidade do design pode ter contribuído para o atraso do processador.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: