domingo, 31 de agosto de 2008

Conheça 13 tecnologias futuristas de interface com o usuário

Você já imaginou como serão as interfaces do futuro? Então prepare-se para comandar plataformas interativas com o cérebro ou se deparar com vidraças capazes de oferecer serviços online, como guia turístico ou tradução de textos. É o que prometem os desenvolvedores dessas ferramentas.

Essas interfaces integram a lista das próximas 13 tecnologias do futuro selecionadas pelo site Smashing Magazine. Muito além das telas sensíveis ao toque, a inovação passa por softwares que respondem por comandos da cabeça via webcam e por projeções de imagens holográficas.

Game Fez: 2D/3D

Por anos a interface em games teve suporte do tradicional 2D. O Fez fornece aos jogadores uma nova perspectiva que os levará a um novo nível de experiência em jogos.

Vidros futurísticos

Este conceito futurístico tem por objetivo integrar as capacidades dos serviços online com a rotina do dia-a-dia. Uma vez que usuários de internet agora podem acessar a web de qualquer lugar e a qualquer hora, a mobilidade poderá ser utilizada para diversas aplicações úteis. A tecnologia oferece, por exemplo, guia turístico, tradução de textos, busca para dados em enciclopédias, entre outros.

Aurora

O Aurora é o conceito de um novo browser desenvolvido pela Mozilla Labs que encoraja designers e desenvolvedores a contribuir com suas próprias visões com a criação da web do futuro. A idéia principal do conceito é representar usuários, lugares e objetos virtuais com uma interface tridimensional. A interação com os objetos é intuitiva: usuários podem arrastar, puxar, empurrar etc.

jDome

O jDome oferecerá um novo nível de experiência em jogos. A idéia principal da interface é modificar o Field of View (FOV) do jogo com comandos simples e usar o projetor para oferecer aos jogadores um display de 180º. É só colocar o jDome em frente ao projetor, refletir a imagem, começar o jogo e alterar o Field of View. Não é necessário nenhum hardware ou software especial.

Motorola Sparrow

O Motorola Sparrow é um dispositivo móvel que poderá ser utilizado para facilitar pagamentos. O produto integra scanner, sistema ponto de venda (PDV) e RFID para comunicação e leitura de cartão de crédito. Criado pela Aruliden Studio, o Sparrow é equipado com áreas sensíveis ao toque para facilitar a navegação.

Tilty Snake

O Tilty Snake usa o acelerômetro no Nonome 64 para criar uma nova interface para o tradicional jogo Snake de celulares. Sua execução é tátil, intuitiva e divertida.

BrainLoop

A BrainLoop é uma plataforma interativa que permite ao usuário manipular objetos na tela com o cérebro. O usuário imagina comandos, sem tocar ou clicar na ferramenta. Ainda não se sabe se o desempenho do Brainloop é realmente eficaz.

Eyeliner 3D

O Eyeliner 3D é a projeção de um sistema de alta definição que usa a tecnologia HD para produzir um ambiente tridimensional e imagens holográficas. Recentemente foi usado para a promoção do Auris da Toyota em um shopping center europeu.

faceAPI

Esta interface permite que a cabeça e o rosto comandem um cenário tridimensional usando uma webcam. O software 3D da Seeing Machines faz com que a cabeça conduza posições X, Y e Z. Isso significa que você perde os melhores efeitos de zoom quando chega perto da tela, porque o software não consegue precisar a distância de seus olhos em relação à tela.

Ringo

Ringo é um conceito que demonstra possibilidades simples de ter sombras holográficas no lugar de um PDA ou um celular. A ferramenta ainda não foi produzida ou desenvolvida.

Composition Table

Criado pelo designer Toshio Iwai, o “Composition Table” responde por uma interface que mescla imagens e sons e resulta em uma rica interação. Projetores suspensos no teto geram imagens nas mesas e interfaces. As imagens são alteradas pelo toque e produzem sons em resposta aos movimentos.

uvLayer

O aplicativo web uvLayer é construído pela ferramenta AIR e oferece aos seus visitantes uma interface de vídeos que “solta e arrasta”. Os usuários podem movimentar os vídeos e escolher a melhor visualização.

Último clique

Instalada no Comcast Center, a “parede de vídeo’ de 10 milhões de pixels é apresentada como a maior tela LED 4 milímetros do mundo, medindo 25,39 m x 7,74 m. É uma sala de controle automatizada, que armazena 27 mil GB de informação, seis LEDs DX-700, sete processadores de vídeo encore e três roteadores matrixpro.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: